16/05/2019 - 16h04

Professora participa de missão no exterior na área de Inteligência Artificial na saúde

Renata Vieira está na University of Edinburgh

2019_05_15_renata_vieira_print

Renata Vieira ficará 20 dias na Escócia. Fotos: Arquivo pessoal

A docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da Escola Politécnica, Renata Vieira está em missão no exterior na University of Edinburgh, na Escócia, através do PUCRS-PrInt (Edital 02/2019 – Missões de Trabalho no Exterior). A professora faz parte do projeto Desenvolvimento de Tecnologias e Processos Inovadores em Saúde, coordenado pela professora Maria Martha Campos e vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.

Durante a missão de 20 dias no Reino Unido, Renata estará no Usher Institute of Population Health Science and Informatics da Escola de Medicina da instituição britânica. O instituto está distribuído entre a antiga Escola de Medicina, na parte central da cidade e no Bioquarter, o novo centro de pesquisa, inovação e empreendimento ligado a saúde. “O Bioquarter situa-se no complexo que abriga o hospital escola Royal Infirmary of Edinburgh, renomado instituto de pesquisa que acomoda diversas empresas na área da saúde”, conta Renata.

Colaboração internacional

2019_05_15_renata_vieira_print2

Professor Saturnino Luz e Renata Vieira na University of Edinburgh.

O objetivo da missão na Escócia, de acordo com a docente do PPGCC, é conhecer melhor o trabalho do professor Saturnino Luz. O docente possui formação em Ciência da Computação e processamento de linguagem natural e é professor na Escola de Medicina. Em sua pesquisa, Luz interage com diversas áreas da saúde, mas com foco nos estudos que relacionam linguagem e demência.

“Como em 2018 criamos no PPGCC, em parceria com o Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica (PPGGB), o Grupo de Inteligência Artificial na Saúde, essa missão proporciona o estabelecimento de um canal para cooperação em futuros projetos”, adiciona Renata. Para a docente, essa é uma oportunidade de aprender com a experiência do professor Luz sobre os desafios e as melhores maneiras de atuar em uma importante área interdisciplinar. Elencar possibilidades de coorientação e futuramente cotutelas também são objetivos da missão.

Atividades previstas

Durante o período no exterior, Renta trabalhará no escritório do Instituto Usher no Bioquarter, além de participar de seminários e conhecer trabalhos do grupo do professor da University of Edinburgh. Também apresentará sobre os projetos em andamento do grupo da PUCRS e o PUCRS-PrInt a fim de encontrar temas de cooperação que sejam de interesse mútuo paras os dois grupos.