15/10/2019 - 09h30

Professor visitante aborda tecnopolítica e direitos humanos em atividades na PUCRS

Manuel Jesús Sabariego Gómez atua na Universidade de Coimbra, em Portugal, e Universidad de Sevilla, na Espanha

2019_10_11_jesus_sabariego_print(mariana_haupenthal)

Foto: Mariana Haupenthal

O professor visitante Manuel Jesús Sabariego Gómez, da Universidade de Coimbra, em Portugal, e Universidad de Sevilla, na Espanha, está na PUCRS no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização PUCRS-PrInt. O pesquisador tem um consolidado trabalho na área de direitos humanos, violência e tecnopolítica. Sabariego integra o projeto de cooperação A matriz oculta da violência na modernidade: Crise da alteridade, da moral e da ética, vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade, coordenado pela professora Ruth Gauer.

Os resultados esperados para a visita do professor português envolvem atividades para estudantes de pós-graduação e pesquisadores, além de alinhar estudos em conjunto para futuras publicações. Um acordo de cooperação entre a PUCRS e a Universidad de Sevilla também está em discussão, com vistas para o aumento do intercâmbio acadêmico de docentes e discentes e a consolidação da supervisão conjunta de pesquisas de mestrado e doutorado das duas instituições.

Entre os dias 23 e 25 de outubro, o professor visitante também integra o 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família: Inflexões (in)esperadas e resistências possíveis.

Parceria consolidada

Sabariego já esteve na PUCRS em 2017, quando participou do Congresso Internacional de Ciências Criminais da instituição. A visita permitiu que o grupo de pesquisa do professor da Escola de Direito Augusto Jobim do Amaral integrasse a rede internacional de pesquisa Tecnopolíticas. De lá para cá, diversos encontros internacionais e projetos em cooperação têm sido colocados em prática, promovendo a internacionalização da Escola. Em novembro deste ano, Amaral participará de uma missão de trabalho pelo PrInt na Universidad de Sevilla, dando continuidade aos trabalhos iniciados durante a visita de Sabariego à PUCRS.

O conceito da tecnopolítica

2019_10_11_jesus_sabariego_print(mariana_haupenthal)2

Foto: Mariana Haupenthal

No dia 7 de outubro, Sabariego proferiu a palestra Human Rights, Violence and Technopolitics in the age of Social Media, na sala 1035, do Prédio 11. O pesquisador abordou o conceito, que define como a apropriação das tecnologias das informações pelos movimentos sociais para fins políticos e seus impactos na esfera institucional da transição tecnológica. A análise aconteceu não apenas nas campanhas eleitorais e agendas políticas, também como estratégia de comunicação, tornando-se um novo caminho para a pesquisa em movimentos sociais, violência e direitos humanos.