31/05/2022 - 08h23

Professor dos Estados Unidos integra atividades na Escola de Medicina da PUCRS

Chris Buck da UCLA participa de Simpósio Internacional e debate sobre possibilidades de intercâmbio para alunos de graduação

Foto: Thais Gonçalves

Na última semana, a PUCRS recebeu a visita do professor Chris Buck da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), dos Estados Unidos. Em sua passagem, o docente tratou sobre as possibilidades de estudos internacionais para alunos do oitavo semestre de graduação em Medicina da PUCRS ingressarem no processo de seleção para estágio de 30 a 90 dias na UCLA. Além disso, o docente integrou em atividades do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança. 

A UCLA possui uma cooperação com o Hospital Central de Maputo (HCM), em Moçambique, onde estudantes da PUCRS podem realizar estágios. Esta parceria já possibilitou que alunos de internato e médicos residentes do Hospital São Lucas da PUCRS participassem deste intercâmbio. O histórico da parceria entre as instituições se perpetuou quando, em 2016, professores do HCM estiveram de visita na PUCRS, onde iniciou a mobilidade de residentes do HCM para a PUCRS. Em seguida, aconteceram outras missões com professores da PUCRS em Maputo e mobilidade bilateral, principalmente com residentes do HCM para PUCRS, até que, em 2018, alunos da PUCRS foram para Maputo também. 

A vinda do professor Buck, neste mês, além de estimular a mobilidade ela se propõe a estimular a realização de pesquisas mais colaborativas, principalmente na área de doenças infecciosas. O docente esteve no Brasil à convite do decano da Escola de Medicina Leonardo Araújo Pinto e pode ser recebido no Escritório de Cooperação Internacional para conhecer a estrutura da Universidade.  

Além disso, o docente palestrou no Simpósio Internacional de Epidemiologia, Transmissão e Prevenção de Doenças Infecciosas no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer), onde reforçou os conceitos de epidemiologia associados às doenças infecciosas, as práticas de controle de infecção e surtos, vacinologia e combate à hesitação vacinal. As atividades foram coordenadas pelo professor da Escola de Medicina Marcelo Scotta e oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias