16/04/2019 - 18h29

Professor da University of Lugano ministra palestra sobre confiabilidade escalável

Fernando Pedone esteve na PUCRS através do PUCRS-PrInt

2019_04_16_PrInt_Palestra_Fernando_Pedone_(Camila_Cunha).2png

Fotos: Camila Cunha

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, a Escola Politécnica recebeu o professor visitante Fernando Pedone, da University of Lugano (USI), na Suíça, para a palestra Scalable Dependability: Whence, Wherefore, and Whither. Pedone é o primeiro professor visitante dentro do escopo do programa PUCRS-PrInt e permaneceu na Universidade por duas semanas.

Na palestra, o docente abordou como sistemas altamente disponíveis e escaláveis são cada vez mais importantes no provimento de serviços na Internet, funcionando a maior parte do tempo e suportando a demanda crescente de usuários. Tais qualidades de serviços são fundamentais em arquiteturas de software da Google, Facebook, Windows Azzure, entre outros. Entretanto, um dos problemas centrais apresentados pelo pesquisador é que mecanismos para alta disponibilidade tipicamente não escalam para servir alto número de usuários.

Durante sua fala, Pedone apresentou suas propostas de técnicas de particionamento de serviços, juntamente com implicações arquiteturais e de desempenho, e como estas permitem a construção de uma classe importante de sistemas, tanto escaláveis quanto altamente disponíveis. Ao final, Pedone destacou as oportunidades de mobilidade acadêmica na instituição suíça para alunos da área da Ciência da Computação em diferentes níveis.

Colaborações entre PUCRS e USI

Durante sua estada na PUCRS, o visitante também colaborou com o professor Fernando Dotti, docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC), e seu grupo de pesquisa Dependable Distributed Computing. Pedone avaliou estudos em desenvolvimento no nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Além disso, Pedone e Dotti continuaram a escrita de um projeto de pesquisa, já aprovado na primeira rodada para financiamento bilateral Brasil/Suíça, com vistas a sua submissão à segunda e última rodada de avaliações.  Além das universidades PUCRS e USI, o lado brasileiro reúne uma rede de pesquisadores colaboradores de outras instituições, com coordenação do professor Dotti.