10/04/2023 - 16h32

Professor da PUCRS realiza missão de trabalho em filosofia na KU Leuven, da Bélgica

Durante a experiência, o docente Fabio Castro participou de evento internacional e estreitou relações na área de Fenomenologia e Hermenêutica

Foto: Arquivo pessoal

O professor do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia da Escola de Humanidades da PUCRS, Fabio Caprio de Leite Castro, esteve na Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), na Bélgica, através do Programa CAPES-PrInt na PUCRS. O docente participou de um importante evento internacional da área de fenomenologia, intitulado Husserl-Arbeitstage 2023, realizado pela instituição belga parceira.

A parceria entre a PUCRS e a KU Leuven já trouxe diversos projetos de pesquisa em diferentes campos do conhecimento, como os estudos sobre o filósofo austríaco Martin Buber do docente da PUCRS Alexandre Anselmo. Durante sua missão de trabalho, o professor Castro também pode visitar acervos e bibliotecas da universidade belga e apresentar seus projetos aos docentes do grupo de pesquisa dos Arquivos Husserl, para debater possibilidades de publicações em conjunto e iniciativas de mobilidade discente e docente.

No âmbito do tema prioritário “Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade”, a PUCRS tem fortes relações com a KU Leuven, pelo projeto “Formação Humana. ” Castro destaca que no campo da filosofia, em especial da fenomenologia, a expectativa é que se dê início a novas parcerias e uma rede de cooperação com a linha de pesquisa em Fenomenologia e Hermenêutica, ministrada pelo docente junto ao PPG da PUCRS.