04/04/2023 - 12h58

Professor da Escola de Direito palestra na Columbia University, nos EUA

Augusto Jobim do Amaral esteve em Nova York para falar sobre tensões no cenário político brasileiro

Augusto Jobim do Amaral palestrou para professores e estudantes da Law School / Foto: Arquivo pessoal

O professor e pesquisador das Escolas de Direito e Humanidades Augusto Jobim do Amaral ministrou a palestra Brazil as Laboratory of Fascist Insurrection, abordando o contexto social e político no Brasil na Columbia University, nos Estados Unidos. No encontro, abordou as tensões políticas após as eleições brasileira e os movimentos antidemocráticos que marcaram o início do ano, que resultaram nas últimas pesquisas publicadas por ele nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Criminais e Filosofia da PUCRS.

O evento foi acompanhado por professores e estudantes da Law School e demais interessados na temática. O convite partiu do professor Bernard Harcourt do Center of Critical Thought da universidade estadunidense. Os dois mantêm uma parceria de pesquisa desde 2019, quando Harcourt veio pela primeira vez ao Brasil para participar do 10° Congresso Internacional de Ciências Criminais, promovido na PUCRS. Além disso, o professor da Escola de Direito foi o responsável pela tradução para o português do livro do colega norte-americano, intitulado A Contrarrevolução: como o governo entrou guerra contra seus próprios cidadãos (GlacEdições, 2021).

Para Augusto do Amaral, a Columbia University é um dos maiores centros mundiais em estudos políticos, em especial a Law School. De acordo com ele, a palestra foi um momento importante de troca “para entender o Brasil como um laboratório e induzir uma discussão política radical, principalmente após os atentados de 8 de janeiro”.