20/01/2020 - 08h50

Pró-reitor integra a comissão internacional de Missão Marista

Ir. Manuir Mentges representou as Universidades Maristas em encontro na Casa Geral, em Roma, na Itália

marista, Comissão Internacional de Missões Maristas, Missões Maristas

Ir. Manuir Mentges (centro) / Foto: Divulgação

O pró-reitor de Graduação e Educação Continuada (Prograd) da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, participou da primeira reunião da Comissão Internacional de Missões Maristas, da qual é membro, representando as Instituições de Ensino Superior Maristas. O encontro aconteceu entre os dias 13 e 18 de janeiro na Casa Geral, em Roma, na Itália. O objetivo da Comissão Internacional é articular as diferentes iniciativas e ações das regiões, redes e administração geral para maximizar os seus impactos e efeitos.

Segundo o Irmão, a comissão internacional constitui-se de um espaço privilegiado para refletir de forma integrada às diversas frentes da missão marista, como: colégios, universidades, pastoral juvenil, voluntariado, solidariedade, direito das crianças, adolescentes e jovens, entre outras. “Represento nesta comissão, as Universidades Maristas, que, ao somarem mais de 20 ao redor do mundo, são um potencial ímpar para apoiar as diversas esferas da missão Marista. O encontro contribuiu para um verdadeiro espírito Marista, como família carismática global, com maior articulação em rede e compartilhamento de boas práticas entre Maristas dos 80 países, aonde a nossa presença e missão se faz presente”, celebra.

Uma comissão para interconectar

A Comissão foi criada para facilitar um quadro para interconectar os secretariados, redes e regiões de maneira integrada e sequencial. O grupo tem como princípio ajudar os líderes a refletir sobre as iniciativas e seus processos de implementação dos projetos do Plano Estratégico em dimensões global, regional e provincial na Área da Missão.

Nesse primeiro encontro, os objetivos são de promover a reflexão e o desenvolvimento das estratégias de planejamento estratégico. Confira as iniciativas:

• Continuar explorando maneiras de gestão, liderança e governança que nos permitem “ser” e “sentir” como um organismo global;
  • Promover liderança de servidores aberta e qualificada;
  • Promover uma “cultura de encontro” e a integração da diversidade (ecologia, expressões espirituais ocidentais e orientais, diversas tradições religiosas ou culturais, etc.) em nossos ministérios;
  • Promover a conexão entre as diferentes redes e criar redes a serviço da vida e missão maristas;
  • Incentivar estratégias de rede para compartilhar recursos humanos e econômicos a serviço da vida e missão maristas, especialmente relacionadas às realidades emergentes (migração, refugiados, presenças atuais e novas, etc.);
  • Promover uma mentalidade de solidariedade que enfatize a corresponsabilidade, a transparência, a gestão eficiente e eficaz e a sustentabilidade por meio da formação e acompanhamento profissional;
  • A reunião foi organizada pelo Conselho Geral em colaboração com a Secretaria de Educação e Evangelização;
  • Desenvolver políticas administrativas e de gestão de recursos humanos, finanças e imóveis em todos os níveis do Instituto, com atenção cuidadosa aos diferentes contextos regionais, sociais e jurídicos.