06/12/2019 - 15h54

Primeiro Pré-Grad+ Internacional encerra com apresentações de ideias sustentáveis

Estudantes do Chile participam do intercâmbio cultural durante toda a semana

pré-grad internacional, proex, chile, chilenos, ensino médio, internacionalização

Foto: Camila Cunha

Após uma semana intensa de atividades, trilhas do conhecimento pelo Campus da Universidade e passeios em Porto Alegre, a turma do primeiro Pré-Grad+ Internacional apresentou os seus projetos. A ideia é que as propostas atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como lema promover a transformação do mundo nos próximos anos.

Assim como na recepção dos estudantes no Campus, algumas surpresas foram preparadas para a despedida dos chilenos. Cada um ganhou uma foto do grupo como recordação da experiência de mergulhar em uma nova cultura, trocaram recados e deixem depoimentos uns para os outros. Além disso, os alunos receberam um cartão com QR Code que dá acesso às fotos de todas atividades que eles participaram durante o intercâmbio cultural. Porém, a liberação das imagens só estará disponível quando eles já estiverem em casa, no país vizinho.

Para a estudante Camila Jevia, de 17 anos, a experiência foi transformadora. “Eu adorei a sala de jogos e as trilhas da área de Humanidades. Foi muito bom”, conta a jovem enquanto a turma se reunia no térreo do Living 360° para dar início ao evento de encerramento. Os três grupos propuseram alternativas como cidades inteligentes, energias mais sustentáveis, protótipos de telhado verde, consumo consciente, entre outras, de acordo com a trilha da área escolhida: humanidades, exatas e biológicas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os objetivos estabelecidos pela agenda da ONU, para serem implementados até o ano de 2030, são: a erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Confira a galeria de imagens: