23/08/2022 - 09h41

Pesquisadora inicia atividades como Jovem Talento na Escola Politécnica

Nadezhda Andreeva atua com o desenvolvimento de novos materiais usando métodos matemáticos e de simulação computacional

A pesquisadora Nadezhda Andreeva da Peter the Great Saint Petersburg Polytechnic University – SPbPU (Russia), iniciou no dia 08 de agosto suas atividades como Jovem Talento com Experiência no Exterior pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). Nadezhda integra o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Engenharia e Tecnologia de Materiais da PUCRS para desenvolver projetos de pesquisa com o objetivo de investigar os mecanismos de adsorção do CO2 em novos materiais, em conjunto com o Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento de Materiais e Tecnologias Limpas, coordenado pela decana da Escola Politécnica Sandra Einloft.

A pesquisadora russa atua com o desenvolvimento de novos materiais usando métodos matemáticos e de simulação computacional. As simulações desenvolvidas por Nadezhda irão guiar a implementação experimental para o desenvolvimento de novos sistemas para a separação do CO2 de correntes industriais gasosas. Desta forma, como explica a professora Sandra Einloft, a ideia é desenvolver catalisadores que possam fazer a reação entre o CO2 e o metanol acontecer em temperaturas e pressões baixas.

A parceria entre a PUCRS e a SPbPU iniciou a partir da interação com o professor Vitaly Chaban, que atua com o grupo desde 2015, somando diversos artigos publicados.  Através do pesquisador, surgiu o interesse de Nadezhda vir à PUCRS aprofundar os estudos na área, unindo a parte experimental com simulação computacional, no âmbito do tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente.