25/03/2019 - 09h29

Pesquisadora do InsCer viaja à Holanda para aperfeiçoar técnicas de análise de imagens

Gianina Venturin estuda novas metodologias na Universidade de Groningen

gianina-ok2-600x395A coordenadora do Centro de Pesquisa Pré-Clínica do Instituto do Cérebro do RS, Gianina Venturin, embarcou no início de março para Amsterdã, na Holanda, onde deve ficar por um mês na Universidade de Groningen. Durante este período, ela vai acompanhar o trabalho do espanhol David Vallez Garcia, uma autoridade em relação a técnicas de análise de imagens. A ideia é estudar novas metodologias de análise para aplicar tal conhecimento no seu trabalho diário no InsCer.

A viagem acontece por meio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tem sede na Áustria, cujo principal objetivo é o de promover o uso da energia atômica de maneira pacífica, com medicina nuclear, PET/CT e desenvolvimento de novos radiofármacos. Este projeto refere-se ao desenvolvimento de novos radiofármacos marcados com carbono 11, e a pesquisadora Gianina recebeu a bolsa da AIEA pela PUCRS/InsCer, onde ela atua. A PUCRS é uma das instituições brasileiras que participa dos projetos da Agência que concede bolsas para projetos em todo o mundo.

“Estou animada, acho que vai ser uma experiência bem produtiva, porque a Universidade de Groningen é uma referência em análise de imagens. Espero conseguir absorver muito conhecimento para depois aplicar aqui”, afirma Gianina.