12/01/2023 - 15h09

Pesquisadora da PUCRS atuou como professora convidada na École Normale Superieure

Teresa Cristina Marques desenvolve sua pesquisa sobre ativismo transnacional de Brasileiros em Paris e estreita relações com instituição francesa

Foto: Arquivo pessoal

A professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da PUCRS Teresa Cristina Marques atuou como professora convidada na École Normale Superieure de Paris (ENS), na França ao longo do semestre 2022/2. A docente foi convidada pela professora e diretora do departamento de Ciências Sociais da Johanna Siméant-Germanos da universidade francesa, para desenvolver sua pesquisa sobre ativismo transnacional de Brasileiros em Paris e ampliar os diálogos entre a PUCRS e ENS.

A parceria entre Teresa e Johanna existe desde 2020, com estudos que abordam sobre as organizações internacionais humanitárias e ativismo de migrantes internacionais. Na oportunidade, a professora da PUCRS pode dar andamento em seu projeto de pesquisa Estudo da dimensão transnacional das eleições – o caso das eleições brasileiras de 2022, além de lecionar uma disciplina, ministrar palestras e participar de atividades junto aos grupos de pesquisa.

Sua pesquisa parte da perspectiva que atores não-estatais também importam para a compreensão de processos eleitorais, inclusive em nível transnacional. Com isso, a pesquisadora analisa de que forma a atuação política de brasileiros em Paris foi afetada pela dinâmica eleitoral e como essas organizações civis interagiram com outros atores, inclusive estatais. Foram aplicados questionários na fila de votação em Paris das eleições brasileiras, etapa que contou com a participação da aluna do curso de Relações Internacionais da PUCRS Mariana Dawas, que está realizando um semestre de mobilidade acadêmica na Sciences Po Aix-en-Provence, na França.

Teresa destaca que com essa oportunidade pôde estabelecer vínculos com a instituição de excelência francesa. De acordo com a docente, essa parceria pode trazer frutos muito importantes para o curso de Relações Internacionais, para os Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Filosofia e para o planejamento de novas pesquisas em colaboração com os professores da ENS.