10/10/2022 - 15h59

Pesquisador da Ciência da Computação da National College of Ireland visita a PUCRS

Professor Horácio Gonzalez-Velez conheceu a universidade e integrou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Foto: Matheus Gomes

Em setembro, a PUCRS recebeu a visita do professor Horácio Gonzalez-Velez, da National College of Ireland, da Irlanda. A oportunidade surgiu por meio do convite do pesquisador da Escola Politécnica da PUCRS, Dalvan Jair Griebler, por ambos integrarem o Comitê Gestor da COST Action no. CA19135 Connecting Education and Research Communities for an Innovative Resource Aware Society (CERCIRAS), financiado pela União Europeia.  O docente foi recebido no Escritório de Cooperação Internacional pela coordenadora executiva e professora Carla Bonan, assim como realizou o PUCRS Tour no Parque Científico e Tecnológico (TECNOPUC) e na Biblioteca Central Irmão José Otão.

Com sua vinda, o docente conheceu a universidade e toda sua infraestrutura, além de realizar a palestra Get complexity out of your system: 30+ years of Structured Parallel Programming, para discutir mais detalhes sobre as oportunidades de pesquisa e lacunas na computação paralela com pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da PUCRS. O professor Gonzalez-Velez desenvolve pesquisas reconhecidas internacionalmente nas áreas de computação aplicada ao diagnóstico e prognóstico de tumores cerebrais. Mais recentemente, o docente recebeu uma premiação de impacto pelo projeto em integridade de dados e rastreabilidade de ponta a ponta na indústria farmacêutica.

Com sua vinda à Porto Alegre, Gonzalez-Velez realizou uma palestra no workshop Advanced Computing Trends, na The Latin America High Performance Computing Conference (CARLA22). A conferência internacional promoveu o crescimento e a força da comunidade de Computação de Alto Desempenho (HPC) na América Latina por meio do intercâmbio e disseminação de novas ideias, técnicas e pesquisas em HPC e suas áreas de aplicação. Na apresentação, o professor discutiu as tendências atuais em controle de qualidade com uso intensivo de dados na indústria farmacêutica em sua palestra intitulada Trust Nobody: Establishing End-to-End Traceability and Data Integrity in Medicine Production.