20/01/2020 - 14h14

Augusto Jobim do Amaral esteve na Espanha apoiado pelo PUCRS-PrInt

2020_01_20_augusto_jobim_print2

Foto: Arquivo pessoal

O professor da Escola de Direito Augusto Jobim do Amaral esteve na Universidad de Sevilla, na Espanha, pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). A missão no exterior teve o objetivo de estreitar laços com a instituição espanhola, bem como com o Campus de excelência internacional Andalucía Tech. Amaral integra o projeto de cooperação A matriz oculta da Violência na Modernidade: Crise da Alteridade, da Moral e da Ética, coordenado pela professora Ruth Gauer.

A ida do professor visou a prospecção e realização de projetos de pesquisa em comum, além de encaminhamentos de cotutela do aluno Eduardo Baldissera Carvalho Salles, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais. A missão oportunizou, ainda, a renovação do convênio geral entre as duas instituições, além de convênios entre os programas de pós-graduação das duas instituições.

Recepcionado pelo professor Jesús Sabariego, que esteve na PUCRS em outubro de 2019 pelo PUCRS-PrInt, a viagem permitiu o encaminhamento da obra coletiva internacional intitulada Algoritarismos, produto das pesquisas conjuntas realizada entre os grupos de pesquisa dos docentes.

Novas perspectivas

Na instituição espanhola, Amaral também realizou reuniões de trabalho com Francisco Sierra Caballero, coordenador de projetos do Andalucía Tech, sobre projetos de cooperação entre a PUCRS e as Universidades que compõem o consórcio (Universidad de Málaga, Universidad de Sevilla e Universidad de Granada). O encontro foi marcado pela assinatura da Carta de Intenções pelo Andalucía Tech para a realização de um curso de especialização em Direitos Humanos em conjunto com a PUCRS com dupla titulação na expertise.

O professor da Escola de Direito também se reuniu com a responsável pela Oficina General de Proyectos Internacionales da Universidade de Sevilla, Melania Rivers Rodriguez, para discutir  projetos bilaterais envolvendo as Universidades. Durante o período no exterior, Amaral atendeu ao Congreso Internacional sobre Movimientos Sociales y TIC e ao XI Congreso Internacional ULEPICC (Unión Latinoamericana de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura).