06/12/2018 - 15h20

Mobilidade proporciona que 89 alunos embarquem para 15 países em 2019

Estudantes da graduação irão vivenciar experiências em 47 instituições conveniadas

mobilidade out, ascin, pré-embarque, alunos, internacionalização

Foto: Camila Cunha

Na terça-feira, dia 4 de dezembro, 89 alunos de graduação participaram da reunião pré-embarque, realizada pela equipe da Mobilidade Acadêmica. Os estudantes foram selecionados para o programa que permite que alunos PUCRS estudem por um semestre em uma das 112 instituições conveniadas à Universidade. No encontro, realizado no auditório do 9º andar do prédio 50, os estudantes receberam informações acadêmicas, dicas sobre as universidades de destino e sobre a vida no exterior. Além disso, a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAP), Tatiane Froelich, conversou com o grupo sobre os desafios e benefícios da experiência de morar fora do Brasil. “Intercâmbio é um processo de muitas emoções, por isso busquem equilíbrio. Não esqueçam que vocês só estão em outro país e não que estão sozinhos”, aconselhou.

Aproximação com novas culturas

Para 2019, os países escolhidos pelos universitários foram: Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Portugal, Reino Unido, Suécia Uruguai. Ao todo, serão 47 universidades. Para o aluno Carlos Eduardo Ferreira, do curso de Administração, a oportunidade da mobilidade acadêmica aconteceu pelo programa de bolsas do Santander Universidades.  O bolsista ProUni embarca para a Universidad Católica del Uruguai e se diz ansioso pelo contato com novas culturas. “Também quero aprender sobre os negócios no país, aproveitando essa experiência para conquistar novos conhecimentos acadêmicos”, comenta.

Marina Dias Ferro, da Escola de Direito, escolheu a Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha. Poder aproveitar as disciplinas cursadas no exterior permitiu à estudante continuar com sua turma no retorno ao Brasil. “Estou com expectativas boas. Quero conhecer a cultura, aprimorar o idioma e aproveitar tudo que a universidade oferece”, completa.

Já a estudante Luísa Santos Soares, do curso de Jornalismo, embarca em 2019 para a Northeastern Illinois University, nos Estados Unidos. “Sempre senti que queria ir além, conhecer e experimentar coisas novas. A mobilidade está me proporcionando essa oportunidade”, comemora a aluna. Em contato com outros estudantes da PUCRS em mobilidade na universidade de Chicago, Luísa se diz animada para conhecer a nova metodologia de estudo.

Novas oportunidades em 2019

Alunos interessados em realizar mobilidade acadêmica no segundo semestre de 2019 poderão aplicar para os novos editais, que devem ser lançados entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. No programa, estudantes estão isentos de taxas escolares na universidade de destino, além de receber aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior na grade curricular do seu curso na PUCRS. Para saber mais sobre o programa clique aqui. Dúvidas e informações sobre mobilidade acadêmica também podem ser respondida na Assessoria de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110), pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3656.

Conheça alguns participantes: