14/06/2019 - 11h45

Missão na Irlanda propõe aproximações entre PUCRS e Mary Immaculate College

Coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional esteve na instituição no mês de maio

2019_06_14_heloisa_delgado_mic_1

Heloísa com a diretora de relações internacionais da MIC, Holly Cowman. Fotos: Arquivo pessoal

No mês de maio, a coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional Heloísa Delgado participou de uma missão na Mary Immaculate College (MIC), em Limerick, na Irlanda. Heloísa foi contemplada com uma bolsa Erasmus + para ser professora visitante na instituição e participou de diversas atividades acadêmicas e institucionais durante o período no exterior.

Heloísa ministrou o webinar Educational technology in focus, voltado a professores de línguas e da área da educação. Associado à apresentação, um fórum em conjunto entre PUCRS e MIC sobre a temática deve ser colocado em prática ao longo de 2019, para discutir temas relacionados a metodologias ativas, avaliação formativa e inclusão tecnológica.

A coordenadora também participou de diversas reuniões na instituição, a fim de alinhar projetos de cooperação. Entre os destaques do que se vislumbrou durante a passagem pela Irlanda está a vinda de um professor da MIC para ministrar dois cursos na área da linguística aplicada voltados a alunos da graduação e pós-graduação em Letras, da Escola de Humanidades.

Além disso, pela excelente reputação da universidade irlandesa no âmbito da Educação, a visita possibilitou definições sobre projetos em parceria nessa área. O desenvolvimento de um programa de gestão educacional em parceria entre docentes da PUCRS e da universidade irlandesa também deverá ser alinhado nos próximos meses.

Heloísa destacou a importância institucional da visita e as novas possibilidades de colaboração com a MIC. “Ambas as instituições têm potencial para a cooperação recíproca, pois possuem excelência em áreas de interesse mútuo. Além disso, há uma vontade institucional da MIC em cooperar com universidades brasileiras, em especial a PUCRS”, completa a docente.

Parceria PUCRS e MIC

2019_06_14_heloisa_delgado_mic_2

Heloísa participou de diversas atividades acadêmicas durante período na Irlanda.

A PUCRS vem estabelecendo essa parceria com a MIC desde 2010 através da mobilidade acadêmica docente e discente e de projetos conjuntos de cooperação. Em 2010, a PUCRS sediou o  9º Encontro de Linguística de Corpus, que contou com a presença da professora Anne O’Keefe da MIC, como conferecista convidada. A partir dessa época, a diretora de relações internacionais da universidade irlandesa, Holly Cowman, visitou a PUCRS algumas vezes e em 2018,  esteve na Universidade como palestrante do evento Conexões Internacionais.

Em janeiro de 2019, a estudante de Letras, Juliana Matias recebeu uma bolsa para participar do programa de mobilidade acadêmica da universidade irlandesa. A oportunidade exclusiva para a área foi articulada pela Escola de Humanidades juntamente com o Escritório de Cooperação Internacional, que mantém projetos de cooperação com a instituição irlandesa. Também em 2019, o doutorando da MIC Giovani Santos realizou doutorado sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.

Em novembro deste ano são esperados para uma visita institucional o reitor da MIC, Eugene Wall e a diretora Holly. O encontro prevê consolidar ainda mais a parceria já estabelecida entre as duas instituições.