24/08/2018 - 12h05

Lideranças da Université Paul-Valéry Montpellier 3 são recebidas na Reitoria

Encontro tratou de projetos de cooperação internacional com Escolas da PUCRS

reitoria, visita, internacional, internacionalização, Patrick Gilli, Université Paul-Valéry Montpellier, França

Foto: Camila Cunha

O reitor da Université Paul-Valéry Montpellier 3, Patrick Gilli, e o pró-reitor do Conselho de Estudos e Vida Universitária, Philippe Joron, foram recepcionados no Salão Nobre da Reitoria nesta quinta-feira, dia 23, pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira. Os representantes da instituição francesa estiveram na PUCRS para estreitar relações, alinhar a ampliação do acordo de cooperação e dialogar novos projetos de pesquisa e mobilidade.

Durante a visita, os franceses apresentaram o eixo de pesquisa Humanidades Digitais, que estão implementando em Montpellier, e que gostariam de compartilhar com a PUCRS. “Trata-se de um ambicioso projeto que aproxima as ciências humanas da sociedade buscando soluções para problemas concretos e usando a tecnologia como um fator de ampliação das possibilidades de construção de conhecimento nas humanidades”, conta o professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Juremir Machado da Silva, responsável pelos movimentos de aproximação com a universidade.

Foto: Camila Cunha

Cooperação internacional

A parceria entre PUCRS e a Université Paul-Valéry Montpellier 3 já se mantém desde 2006, quando o primeiro convênio de cooperação foi assinado. Nestes 12 anos, que foram evocados na reunião, 12 docentes da Universidade foram enviados a Montpellier, assim como mais de 30 visitantes da instituição foram recebidos em Porto Alegre. “Compartilhamos pesquisas, metodologias, reflexões teóricas e bibliografias. Construímos juntos, em vários momentos, eventos como o Seminário Internacional da Comunicação. Consolidamos uma relação baseada na tríade ensino-pesquisa-publicação”, comenta Machado.

Para o docente, receber autoridades de uma importante universidade estrangeira, fundada no século 13 e reestruturada em 1968, é motivo de orgulho e mostra a efetividade de um acordo de cooperação. “Entendemos que essa visita é uma demonstração de uma internacionalização bem-sucedida e sempre promissora”, avalia o professor.

Capes PrInt

A parceria com a instituição francesa também fará parte do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (Capes/PrInt). De acordo com Machado, o projeto de pesquisa em conjunto abordará as cidades, tratando do uso das tecnologias para ocupar melhor o espaço urbano até a convivência, o estar-junto e a participação de cada um na gestão do cotidiano urbano. “Em tempos de cidades tecnológicas, buscamos investigar o presente em busca de saídas para o futuro e de formas capazes de facilitar a vida nos dias atuais”, completa o docente.

O encontro na Reitoria contou com a presença da assessora-chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado, a decana da Famecos, Cristiane Mafacioli e coordenadora da pós-graduação da Escola, Cristiane Freitas. Além da recepção oficial, o reitor e pró-reitor da universidade francesa participaram de reuniões na Famecos na Escola de Humanidades e tour pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS.