11/07/2019 - 11h14

IPR publica artigo internacional sobre recentes descobertas de hidratos de gás no oceano

Diferentes cenários de mudança climáticas poderão influenciar na dinâmica das reservas nos oceanos

2019_06_19-ipr_frederico

Luiz Frederico Rodrigues (à dir.) é pesquisador no IPR. Foto: Arquivo pessoal

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) publicou o artigo Gas Seeps at the Edge of the Gas Hydrate Stability Zone on Brazil’s Continental Margin na revista Geosciences, da Suíça. O artigo aborda as recentes descobertas de hidratos de gás no oceano, mais especificamente na margem continental brasileira. Dentre os assuntos abordados, destaca-se a preocupação ambiental em relação aos diferentes cenários de mudança climáticas, que poderão influenciar na dinâmica das reservas de hidratos nos oceanos.

“Quando mencionamos o aquecimento global nas recentes pesquisas, devemos ter em mente que a temperatura das águas do oceano também está aumentando. Se continuar assim, pode ocorrer a desestabilização de hidrato de gás nas margens continentais em todo o mundo”, enfatiza Luiz Frederico Rodrigues, pesquisador do IPR/PUCRS. Essas reservas armazenam, principalmente, uma elevada quantidade de metano e a liberação de uma fração deste gás nos oceanos para a atmosfera contribuiria com o aumento dos gases de efeito estufa. Portanto, com o aumento da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, há a possiblidade de aumentar temperatura do planeta.

O pesquisador canadense Daniel Praeg, que desenvolve pesquisa no IPR, contribuiu com o artigo. Ele está na PUCRS desde 2018 com o projeto SEAGAS. Além de Rodrigues e Praeg, pesquisares da UFRGS, da Universidade Federal Fluminense, da Linnaeus University, do laboratório francês Géoazur e da Petrobras também assinam o artigo.