27/08/2018 - 13h58

Inscrições abertas para a 1ª edição do Conexões Internacionais

Cooperação internacional na pesquisa é o tema do evento neste ano

2018_08_14-conexoes_internacionais(907x550)Quer descobrir as possibilidades e vantagens de estar inserido em uma rede internacional de pesquisa? Com o objetivo de discutir a internacionalização na pós-graduação e a cooperação internacional na pesquisa, a PUCRS promove a primeira edição do Conexões Internacionais. O evento ocorre no dia 27 de setembro, no prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). As inscrições, disponíveis neste link, são gratuitas e as vagas, limitadas.

Realizado pela Assessoria de Cooperação Internacional, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), a atividade tem como propósito fazer uma reflexão sobre o papel multifacetado da internacionalização no século 21 e seu impacto na construção do conhecimento. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site oficial.

A iniciativa conta com palestras, cases de sucesso e troca de experiências sobre o que é a pesquisa internacional, como ela é feita e quais os impactos e desafios da internacionalização no meio acadêmico. Durante o credenciamento, haverá a entrada solidária, com coleta de doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal para o Centro ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução as Migrações (Cibai Migrações), instituição que acolhe migrantes e refugiados que chegam a Porto Alegre.

Internacionalização na pesquisa

Holly Cowman, diretora de Relações Internacionais da Mary Immaculate College, na Irlanda, vem à PUCRS apresentar a conferência internacional Ireland and Brasil: Initiatives to consolidate internationalization of higher education. A pesquisadora abordará oportunidades e desafios que a internacionalização enfrente no ensino superior atualmente e suas experiências na Irlanda.

Marcelo Távora, responsável pelos movimentos de internacionalização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) falará sobre o cenário da pesquisa internacional na atualidade e a relação entre qualidade/impacto da pesquisa e seu grau de internacionalização. Já a importância da cooperação internacional para pesquisas de excelência será apresentada pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, um dos responsáveis pela elaboração do Programa de Excelência Internacional das Universidades da Capes/MEC.

Experiências internacionais

Com o objetivo de apresentar experiências bem-sucedidas de pesquisas internacionais na PUCRS, o evento também reservará espaço para doutorandos relatarem suas vivências no exterior e contará com três painéis temáticos simultâneos. Neles, pesquisadores de áreas distintas debaterão sobre suas pesquisas de caráter internacional, trazendo aprendizados, avanços e conquistas.

Painéis temáticos

• Saúde no Desenvolvimento Humano
  • Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedades e Tecnologia
  • Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente.

Feira gastronômica internacional

O fechamento da programação contará com uma degustação de pratos que representam os cinco continentes em parceria com o curso de Gastronomia, da Escola de Ciências da Saúde. Sabores, aromas e composições serão apresentadas pelos acadêmicos do curso, sob supervisão da docente Marianna Pozzatti e da coordenadora do curso Rochele de Quadros.

Para mais informações, acesse www.pucrs.br/conexoesinternacionais.