21/08/2020 - 13h48

GT de Internacionalização do Comung promove ciclo de palestras virtuais

Encontros debatem o que tem sido desenvolvido nas instituições participantes

Novo Card todos_EnglO Grupo de Trabalho de Internacionalização do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), a qual a PUCRS integra, lançou a sua programação de webinars internacionais que ocorrerão ao longo dos próximos meses. Ao todo serão 13 encontros virtuais no canal do Youtube do Comung, sempre às terças-feiras, às 11h (horário de Brasília).

O GT entende que cenário pandêmico tem demandado mudanças na internacionalização e também evidencia a importância das ações cooperadas. Por isso, os encontros têm por objetivo promover o intercâmbio do conhecimento, apresentando um pouco do que tem sido desenvolvido nas instituições do sul do Brasil, além de criar oportunidades de colaboração de pesquisas de forma virtual entre as universidades do Comung e o mundo.

A PUCRS conduzirá dois encontros da programação: o primeiro acontece no dia 15 de setembro com a presença do professor e pesquisador Rodrigo Grassi, da Escola de Medicina e no dia 17 de novembro, com a professora Manoela Ziebell, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. A mediação destes encontros será realizada pela coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional Carla Cassol.

Confira a programação completa

25 de agosto: The Regional Development Observatory activities in research networks and in the COVID-19 context (em inglês) com Profa. Grazielle Betina Brandt da Universidade de Santa Cruz do Sul.

01 de setembro: Graduação I e Utech I – Urcamp (em português) com Prof. Fábio Josende Paz do Centro Universitário da Região da Campanha.

8 de setembro: Explotación Sexual Comercial de Niños, Niñas y Adolescentes (em espanhol) com Prof. Rafael Bueno da Rosa Moreira do Centro Universitário da Região da Campanha.

15 de setembro: Trauma, Stress and Mental Health during Covid-19 pandemic in Brazil (em inglês) com  Prof. Rodrigo Grassi de Oliveira da Pontifícia, da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

22 de setembro: Molecular markers in Andrology: a biotechnological approach (em inglês) com Prof. Ivan Cunha Bustamante Filho, da Universidade do Vale do Taquari.

29 de setembro: Crossing frontiers through research (em inglês) com Profa. Márcia Borba, da Universidade de Passo Fundo.

6 de outubro: The Hollow Core of the Contemporary International System: Popular Sovereignty, Self-Determination, and Nationality (em inglês) com a Profa. Tatiana Vargas Maia, da Universidade La Salle.

13 de outubro: La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (em espanhol) com Prof. Daniel Rubens Cenci, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

20 de outubro: Bioinformatics in COVID-19 vaccine development (em inglês) com Prof. Gustavo Fioravante Vieira, da Universidade La Salle.

3 de novembro: Migraciones y refugio: acciones adoptadas por la Facultad de Derecho de la Universidad de Passo Fundo (em espanhol) com a Profa. Micheli Piucco, da Universidade de Passo Fundo.

10 de novembro: A neuroenergetic look at Alzheimer’s disease: the role of lactate (em inglês) com Prof. Adriano Martimbianco de Assis da Universidade Católica de Pelotas.

17 de novembro: Job crafting and wellbeing in the pandemics? (em inglês) com Profa. Manoela Ziebell de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

01 de dezembro: Research collaboration system within the Latin-Nordic Beyond Alliance for Knowledge_Bak (em inglês) com Prof. Fernando Rosado Spilki, da Universidade Feevale.

Sobre o Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas hoje, representa uma rede de educação, ciência e tecnologia, que abrange quase todos os municípios do estado. Integrado por 14 instituições de ensino e com 8.735 professores e mais de 11 mil funcionários, o Comung contabiliza 189.224 universitários gaúchos e oferece 1.465 cursos de graduação e pós-graduação, constituindo-se como o maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul.