17/11/2022 - 18h03

Grupo de pesquisa em Narrativas Biográficas aposta em vivências internacionais

Pesquisador Hermílio Santos prepara novos documentários em Gana, Israel e Palestina

Hermílio Santos captando entrevistas para o documentário / Foto: Arquivo pessoal

Recentemente, o professor da Escola de Humanidades Hermílio Santos esteve em duas missões no exterior para realizar entrevistas e filmagens para dois novos documentários: a série Herdeiras Negras (Gana) e o documentário Narrativas e Biografias (Israel e Palestina). A visita à Gana aconteceu no âmbito de pesquisa conjunta entre pesquisadores da Universidade de Göttingen, da Alemanha, Universidade de Gana e o Grupo de Pesquisa em Narrativas Biográficas da PUCRS sobre memórias da escravidão, com financiamento da FAPERGS e Deutsche Forchungsgesellschaft. 

O documentário Herdeiras Negras abordará as experiências biográficas de três gerações de mulheres negras em três regiões brasileiras, que foram intensamente dependentes do trabalho escravo: a produção de açúcar na Zona da Mata de Pernambuco, a exploração de diamantes no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais e a produção de charque no sul do Rio Grande do Sul. A série terá cinco episódios. 

Já Narrativas e Biografias trata-se da sequência metodológica do documentário “Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz”, já exibido e discutido em mais de 25 universidades no Brasil e no exterior. Para esse documentário, já em fase final de filmagem, foram entrevistados os sociólogos que desenvolveram a abordagem metodológica de análise reconstrutiva em narrativas biográficas, adotada por todos os membros do grupo de pesquisa coordenado por Santos. O documentário entrevistou também pesquisadores de diversos países que desenvolveram pesquisas sociológicas com narrativas biográficas. O documentário deverá ser concluído em maio de 2023, com apoio do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA).  

Internacionalização do grupo de pesquisa  

O grupo de pesquisa coordenado por Hermílio Santos mantém consolidadas parcerias no exterior. Caso da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) Raphaela Pereira Dellazeri que com bolsa de mobilidade do CDEA, que está visitando o Centro de Métodos em Ciências Sociais da Universidade de Göttingen e a Universidade de Berlim.  

Já a pós-doutoranda do PPGCS Priscila Susin, que atua no Centro de Análises Econômicas e Sociaise e integra o grupo em Narrativas Biográficas, está na Alemanha como palestrante convidada pela Frankfurt University of Applied Sciences. Priscila também passará pela Universidade de Viena. “Essas experiências são resultado de relações consolidadas e parcerias que temos estabelecido há vários anos e que agora tem permitido a mobilidade de pesquisadores do PPGCS vinculados ao Grupo de Pesquisa em Narrativas Biográficas, desde o início marcado por intensas atividades de internacionalização”, adiciona Santos. 

Atividades na Argentina 

Na próxima semana, o pesquisador se prepara para atividades na Universidade de Buenos Aires, onde conduzirá uma oficina do método de narrativas biográficas. Santos também exibirá o documentário “Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz”. Além disso, filmagens e entrevistas para novos trabalhos serão realizadas.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias