12/04/2019 - 13h59

Doutorando inicia período sanduíche na University of Kent através do PUCRS-PrInt

Henry Cagnini faz parte do projeto sobre extração de conhecimento de grandes volumes de dados

2019_04_12_henry_cagnini_doutorado_sanduiche_print

Foto: Arquivo pessoal

O doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) Henry Cagnini embarcou para a Inglaterra para seu período de doutorado sanduíche como bolsista do PUCRS-PrInt (Edital 05/2019 – Doutorado Sanduíche no Exterior). O pesquisador, que permanecerá seis meses na University of Kent, no Reino Unido, está vinculado ao projeto Extração de conhecimento de grandes volumes de dados, coordenado pelo professor Luiz Gustavo Fernandes, dentro do tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente.

Durante o período no exterior, Cagnini deve dar andamento aos experimentos com algoritmos evolutivos para a tese intitulada Evolutionary Algorithms for Supervised Ensemble Learning. “Minha pesquisa envolve o ensemble learning, que é uma forma de extrair conhecimento de grandes volumes de dados, daí a conexão com o projeto do Print”, comenta.

A escolha da instituição britânica aconteceu através da parceria já consolidada entre seu orientador Rodrigo Barros, docente da Escola Politécnica, e o professor Alex Freitas, renomado pesquisador da University of Kent nas áreas de aprendizado de máquina, mineração de dados e algoritmos evolutivos. “Estar em um ambiente acadêmico coordenado pelo professor Freitas certamente dará um impulso na minha pesquisa de doutorado. A troca de experiências com alunos que possuem o mesmo tema de pesquisa, aliado ao apoio de um pesquisador com anos de experiência na área, me permitirá saber quais caminhos devo seguir para obter bons resultados na minha pesquisa”, adiciona Cagnini.