18/01/2019 - 10h24

Docente da UNLP aborda políticas de pós-graduação no Brasil e na Argentina

Laura Rovelli participou de atividades junto à Escola de Humanidades

2019_17_01-visita_U_Nacional_LaPlata(thais_goncalves)png

Professora Laura Rovelli, Sandra Mino e Mónica de la Fare na Assessoria de Cooperação Internacional. Foto: Thais Gonçalves

A professora Laura Rovelli, secretária de pesquisa da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad Nacional de la Plata (UNLP), da Argentina, esteve na PUCRS na última semana para participar de atividades acadêmicas à convite da Escola de Humanidades. A universidade argentina é parceira do Programa de Pós-graduação em Educação desde 2008, quando tiveram participação conjunta no Programa Binacional de Centros Associados de Pós-graduação Brasil-Argentina (CAPG-BA).

De lá para cá, outras iniciativas em parceria foram colocadas em prática, mantendo o trabalho de cooperação internacional entre as duas instituições. Atualmente, a UNLP é uma das instituições parceiras do CAPES PrInt e a docente argentina integra a equipe de pesquisa e coordena as ações da UNLP no projeto.

Durante sua passagem pela PUCRS, Laura ministrou a palestra intitulada Políticas de Posgrado y de C&T en la Argentina y en Brasil: Análise internacional comparado, onde abordou o tema das reformas universitárias e científicas recentes no Brasil e na Argentina. Laura falou sobre a relação com a dinâmica de expansão da pós-graduação nesses países, avanços e limitações da política de formação de doutores assim como sua incidência na carreira acadêmica nas universidades. Laura também foi recepcionada na Assessoria de Cooperação Internacional pela coordenadora Sandra Mino, onde pode conhecer mais sobre a instituição e o trabalho de internacionalização da Universidade.

De acordo com a professora Mónica de la Fare, do PPGEdu, o plano a partir de agora é dar seguimento aos intercâmbios entre as universidades através do CAPES PrInt. “Além disso, trabalharemos em um projeto de pesquisa conjunto com a ideia futura de criar um Observatório de Trajetórias de doutores em Educação e outras áreas das Humanidades e Ciências Sociais na América Latina e inserção desses egressos no mundo acadêmico e profissional”, adiciona a professora.