26/09/2018 - 15h50

Diplomado da instituição francesa Enise faz estágio na PUCRS

Ayrton Siqueira escolheu o Laboratório de Eficiência Energética para expandir suas experiências internacionais

2018-09-10-ayrton_siqueira-labee-miniatura_capaFormado em Engenharia Civil pela École Nationale d’Ingénieurs de Saint-Étienne (Enise), o francês Ayrton Bernard Cedric de Siqueira escolheu a PUCRS para estágio de um ano. Após intercâmbios pela Europa, o jovem de 24 anos decidiu expandir suas experiências internacionais para o Brasil, atraído pelas atividades desenvolvidas no Laboratório de Eficiência Energética (Labee), da Escola Politécnica.

Já de volta ao seu país, Siqueira conta que a experiência na PUCRS o ajuda na empresa onde atualmente trabalha com projetos de eficiência energética, em Paris. Consegue aplicar, diariamente, o conhecimento e as habilidades que aprendeu durante sua passagem pela Universidade, como linguagem, técnica em eficiência energética, gerenciamento de projetos e investimentos. “Estou utilizando esses novos conhecimentos em meus desafios diários. O Labee tem valores como respeito, proatividade, disciplina e paixão que eu carregarei comigo. Além disso, futuramente poderei fazer projetos com empresas brasileiras e o idioma não será mais uma barreira ”, afirma.

Ainda, o engenheiro garante que aprendeu muito de comunicação com a equipe multidisciplinar do laboratório e seu coordenador, professor Odilon Duarte. “Meu português me ajuda muito, minha empresa atual possui projetos no mercado brasileiro e agora eu acabo fazendo muitos contatos em português com outros engenheiros ”, conta. O professor Duarte elogia a participação de Siqueira no Labee. “Ele trouxe diversas vivências e experiências da França e agregou nos nossos estudos. Sempre se mostrou muito interessado em realizar as visitas e os projetos, atentando, principalmente, para as análises financeiras e energéticas desenvolvidas nos relatórios”, reconhece.

A experiência na PUCRS

2018-09-10-ayrton_siqueira-labee2Com familiares em Porto Alegre, Siqueira diz que recebeu ótimos comentários a respeito do Campus e de sua beleza, o que também influenciou na sua escolha, com a qual ficou muito satisfeito. “Minha experiência na PUCRS foi incrível! Sinceramente, lembro constantemente do meu período aí. O que eu realmente gostei foi a Biblioteca, um lugar legal para estudar e ler, a natureza em seu Campus, a possibilidade de escolher assuntos de outras áreas, como economia, por exemplo, o Labee, onde aprendi muito, e também o Panorama, restaurante que adorava”, completa.

Para o coordenador do Labee, a experiência de ter um colega de outro país participando das atividades do laboratório é muito agregadora tanto para o ambiente de trabalho, quanto para os alunos dos projetos. “O compartilhamento de experiências entre culturas diferentes é um processo que soma conhecimento aos estudantes da PUCRS e do exterior. Além disso, promove uma internacionalização do Campus”, destaca Duarte.

Na vida pessoal, Siqueira diz ter aprendido muito sobre uma nova cultura. “Foi interessante compartilhar momentos com meus amigos brasileiros em churrascos. Gostei da tranquilidade na relação entre as pessoas, era muito menos estressante que Paris, por exemplo”, contou. Essa foi a sua segunda visita ao Brasil, dessa vez para um período maior, e conta que sua adaptação foi fácil e que as pessoas foram amigáveis e disponíveis durante toda sua estadia por aqui. “Eu me senti completamente bem-vindo. Vou me inspirar na maneira que os brasileiros recebem as pessoas. Os professores brasileiros foram simpáticos e me deram dicas sobre o que fazer em Porto Alegre e outras viagens. A equipe de mobilidade acadêmica da PUCRS me recebeu muito bem. Fiz também bons amigos na PUCRS e, também, joguei um ótimo futebol ”, revela.