12/09/2018 - 09h49

Diplomada da UAM realiza estágio de pesquisa na PUCRS

Nora Fernández participou do grupo Psicologia, Saúde e Comunidades e recomenda a experiência

2018_09_03-uam_internshipnora_fernandezA diplomada em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Nora Fernández de Valderrama Núñez, esteve na PUCRS entre 12 de julho e 30 de agosto para estágio de pesquisa no grupo Psicologia, Saúde e Comunidades. Durante sua passagem pelo Brasil, Nora atuou na produção de artigos e participou de oficinas sobre sexualidade e gênero em escolas da rede pública de Porto Alegre. “Foi a melhor experiência de mobilidade, sem dúvida. Adoro essa Universidade. O Campus e as instalações são estupendos. Assim como a proximidade dos professores, que conhecem os alunos e suas trajetórias, e o tratamento no grupo, que não poderia ter sido melhor”, garante.

Formada em junho deste ano na Espanha, Nora embarcou com destino à PUCRS por meio de uma colaboração entre seu professor José Manuel Martínez Garcia e a coordenadora do grupo de pesquisa Kátia Bones Rocha, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Escola de Ciências da Saúde. Os dois artigos que Nora ajudou a escrever envolvem a temática de HIV/Aids. Um deles aborda mídias digitais e gestão de risco de infecção ao HIV entre HSH. O segundo é uma revisão sistemática sobre intervenções focada na prevenção do HIV entre HSH. “Conheci o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital Parthenon e acompanhei vários atendimentos com psicólogas”, conta.

Ao retornar para casa após sua primeira viagem ao Brasil, Nora lamenta o pouco tempo que teve na PUCRS e em Porto Alegre.  “A minha experiência profissional tem tanta coisa positiva, que recomendaria para todas as pessoas com interesse pela pesquisa, mesmo que não tenham participado dessa área antes, como é o meu caso. Os grupos são ótimos e super funcionais. Na Psicologia tem muitos projetos interessantes em andamento e, especialmente na área social, a cidade tem muito para oferecer”, destaca.

Nora conta que foi muito bem recebida tanto pelos colegas do grupo, quanto pela equipe de Mobilidade Acadêmica e pela cidade. “O contraste entre Espanha e Brasil é bem grande, principalmente em termos de sociedade e estilo de vida. Aqui percebi que as pessoas são muito acolhedoras, o que me auxiliou muito durante a minha estadia”.

Para a coordenadora do grupo de pesquisa, a presença de uma aluna da UAM na PUCRS representa uma interação enriquecedora para bolsistas de Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos. “Nora é a primeira estudante da Universidad Autónma de Madrid que vem através do nosso convênio. A ideia é que nossos alunos, principalmente de doutorado, também possam ir em mobilidade. Tenho previstas visitas de trabalho anuais com o professor Jose Manuel Martinez, que é co-orientador da tese de doutorado da minha aluna Raquel Ew”, revela Kátia.