24/12/2018 - 09h07

Destaques 2018: a Internacionalização na Universidade

Aproximações com diversos países possibilitaram a cooperação internacional

mobilidade out, ascin, pré-embarque, alunos, internacionalização

Alunos da PUCRS que embarcam para o exterior no primeiro semestre de 2019 / Foto: Camila Cunha

Ao longo de 2018, diferentes movimentos transversais fortaleceram a internacionalização da Universidade. Competências multiculturais, visão global e formação integral e multidisciplinar são desenvolvidas preparar a comunidade acadêmica para os desafios do mundo globalizado.

Capes PrInt

Neste ano, a PUCRS foi contemplada no Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt). Em 2019, novos projetos serão colocados em prática para consolidar a internacionalização nos programas de pós-graduação da Universidade.

PUCRS Internacional

Um novo espaço voltado às temáticas internacionais foi colocado no ar. No portal PUCRS Internacional é possível encontrar informações sobre mobilidade acadêmica, pesquisas e convênios internacionais, relatos de professores e alunos no exterior e notícias sobre as práticas de internacionalização na Universidade.

Mobilidade acadêmica in e out

mobilidade acadêmica,copa do mundo 2018

Torcida internacional curtiu primeiro jogo da Copa
Foto: Thais Gonçalves

O setor de Mobilidade Acadêmica recebeu 94 alunos estrangeiros em 2018, vindos de 16 países. Eles participaram de atividades de integração ao longo dos dois semestres, aprendendo mais sobre a cultura do Brasil e do Rio Grande do Sul e conhecendo as diferentes estruturas da PUCRS. Acompanhe o que foi desenvolvido com os estudantes:

Além disso, 165 alunos da Instituição embarcaram para seu período de mobilidade acadêmica em 2018, onde puderam cursar um ou dois semestres da graduação em uma das 112 instituições conveniadas à PUCRS ao redor do mundo.

PUCRS no radar do mundo

education usa, consulado dos estados unidos da américa, internacionalização, mobilidade acadêmica, reitoria, ir. evilázio teixeira, dr. jaderson costa da costa, ascin

Universidade abriga o EucationUSA / Foto: Camila Cunha

Confirmando o destaque da Universidade no âmbito internacional, 2018 foi marcado pela recepção de lideranças de 27 países. Visando ao trabalho em conjunto em áreas diversas, essas aproximações colocam a Universidade ao lado de instituições reconhecidas ao redor do mundo e de professores e pesquisadores consagrados. Confira os principais destaques:

angola,humanidades,internacionalização

Professores da Escola de Humanidades desenvolveram atividades com educadores em Angola / Foto: Divulgação

Missões internacionais de professores, pesquisadores e gestores também confirmam o compromisso com a internacionalização. A PUCRS esteve representada em importantes eventos ao redor do mundo, trazendo para a comunidade acadêmica contribuições relevantes para as mais diversas áreas do conhecimento. Entre as atividades, podem ser enumeradas a missão do reitor e do vice-reitor à Europa, as boas práticas do Museu de Ciências e Tecnologia divulgadas na Universidade de Oxford, os treinamentos ministrados para profissionais de saúde na África e a cooperação com a Colômbia.

Parcerias firmadas

Frutos das relações internacionais qualificadas que a PUCRS mantém ao redor do mundo, novos convênios de cooperação têm proporcionado a execução de projetos interinstitucionais. Em conjunto, a Universidade e instituições parceiras têm colocado em prática iniciativas que beneficiam as sociedades. Entre os destaques estão a dupla titulação da Escola de Direito e Universitá Degli Studi di Parma, o novo convênio de cooperação de pesquisa com a Universidade de Milão, o convênio de mobilidade acadêmica com a CUAS Mainz, na Alemanha e a parceria na literatura e escrita criativa com a Universidade de Évora, em Portugal.

Conexões Internacionais, Holly Cowman

Holly Cowman participou do Conexões Internacionais / Foto: Bruno Todeschini

EducationUSA

Entre os grandes destaques deste ano está a abertura do escritório EducationUSA na PUCRS, tornando-se mais um canal que promove a internacionalização e visa a aproximação com os Estados Unidos. Conheça alguns serviços disponíveis.

Números do Lexis

O Lexis – Centro de Idioma das PUCRS também foi um importante impulsionador na promoção da internacionalização em 2018. Ao longo do ano foram 164 cursos de idiomas ofertados: alemão, espanhol, francês, hebraico, inglês, italiano, japonês e russo. Os cursos colocaram 1.498 alunos em contato com os diferentes idiomas e culturas, contribuindo para a sua formação pessoal e profissional. Dos 16 professores atuantes no LEXIS, sete deles são oriundos das nacionalidades chilena, israelense, italiana, japonesa, uruguaia e russa.