08/07/2019 - 08h10

Centro de Estudos Europeus e Alemães oferece curso internacional sobre migrações

Candidatos brasileiros poderão se candidatar até o dia 19 de agosto

internacional, ação social, imigrantes, migações, pucrs, alemanha, estados unidos, brasil, imigrantes

O Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), em parceria com o Institute of European Studies/Center for German and European Studies (IES/CGES) da University of California, Berkeley, nos Estados Unidos, está com inscrições abertas para o curso internacional Migration in a Global World: Challenges in Germany, Brazil and in the USA. Brasileiros têm até o dia 19 de agosto de 2019 estrangeiros até o dia 29 de julho para se inscrever. A programação ocorre de 30 de setembro a 7 de outubro, nos turnos da manhã e tarde, e será ministrado em inglês.

A oportunidade é voltada para mestrandos e doutorandos vinculados aos Centros de Estudos Alemães e Europeus espalhados pelo mundo. Esta será a primeira edição sediada em Porto Alegre, realizado em conjunto pela PUCRS e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Serão 12 vagas destinadas a estudantes brasileiros e 12 a estrangeiros.

Sobre o curso

O curso incluirá palestras, debates e workshops sobre migração. O encontro interdisciplinar incidirá sobre os desafios da migração em um mundo global (trabalho, mercado, cultura e integração). O principal objetivo é considerar as regulamentações nacionais e internacionais e fazer sugestões sobre a melhor forma de compreender melhor as várias dimensões relacionadas à migração (ou seja, aspectos históricos, culturais, linguísticos, legais, políticos e éticos). Além das discussões acadêmicas, a conferência promoverá oportunidades para pesquisadores em início de carreira dos Centros do DAAD em todo o mundo para desenvolver sua rede de contatos.

Quem pode participar

Alunos da PUCRS matriculados nos Programas de Pós-Graduação da Escola de Direito, Escola de Humanidades e Escola de Negócios poderão se candidatar até o dia 19 de agosto pelo e-mail [email protected]. Alunos da UFGRS também poderão participar, devendo verificar seus respectivos programas vinculados ao CDEA. Interessados deverão enviar uma carta de motivação, pequeno texto biográfico, cópia do passaporte, certificado de matrícula, carta de recomendação de algum professor e resumo de artigo a ser elaborado ao longo do curso (máximo de 300 palavras).

O curso é financiado pelo DAAD e pelo CDEA e não terá custo para os estudantes selecionados. Candidatos estrangeiros terão cobertura nos custos de viagem, acomodação e alimentação. Para obter mais informações: [email protected].