19/08/2019 - 10h24

Automação e controle de sistemas em foco durante missão na Bélgica

Guilherme Araújo Pimentel esteve na Université de Mons pelo PUCRS-PrInt

2019_08_07_guilherme_pimentel_print

Foto: Arquivo pessoal

O professor da Escola Politécnica Guilherme Araújo Pimentel esteve em missão no exterior na Université de Mons (UMONS), na Bélgica, pelo Projeto Institucional de Internacionalização PUCRS-PrInt. O pesquisador faz parte do projeto de cooperação internacional Tecnologia, energia e recursos naturais: novos rumos para a sustentabilidade, coordenado pelo professor Eduardo Cassel e vinculado ao tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente.

O objetivo da missão consistiu na apresentação do PUCRS-PrInt aos docentes da universidade belga, bem como a apresentação dos avanços na colaboração dos Grupo de Automação e Controle de Sistemas (GACS-PUCRS) e Service d’Automatique/Grupo Biosys (UMONS). Os dois grupos celebram uma consolidada cooperação internacional no âmbito da pós-graduação. Durante a missão, também foi feito o convite formal ao professor Alain Vande Wouwer, chefe do Grupo Biosys da UMONS, para visitar a PUCRS no próximo ano com bolsa de professor visitante no Brasil do projeto PrInt.

Oportunidade de aperfeiçoamento

Durante o período na Bélgica, Pimentel também participou da 9th Specialized Conference on Sustainable Viticulture, Winery Wastes & Agro-industrial Wastewater Management, conferência na qual integrou o quadro técnico e chair de uma sessão. Além do artigo científico, redigido em cooperação com o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS, foram apresentados resultados preliminares das pesquisas entre GACS-PUCRS e o Service d’Automatique (UMONS) visando a redação de artigos científicos que serão submetidos para  publicação em periódicos com impacto internacional nas áreas de identificação e controle de bioprocessos. “Isso mostra a importância da parceria entre PUCRS e UMONS, onde já existem contatos em mais de uma área do conhecimento (Escola de Ciências da Saúde e Escola Politécnica), mostrando a relevância da colaboração”, completa Pimentel sobre a colaboração institucional.

Pimentel também participou do curso de verão intitulado From metabolic flux analysis to biological process control: a digest with worked examples and real-life applications. O curso foi organizado em colaboração entre UMons, Katholieke Universiteit Leuven (KUL) e Université Catholique de Louvain (UCL).