Simulação do conjunto de sinalização do Campus a ser implementado. Imagem: Sceno Enviromental Graphic Design.
O novo sistema prevê uma sinalização clara e objetiva que vai contemplar a renovação ou implementação de sinalização para:
A partir de agora, adotamos a nova lógica informacional do sistema para orientar os acessos e trânsito viário e de pedestres no Campus.
Imaginando um trajeto de usuário, partimos da área externa do entorno do Campus até o interior das salas de aula, começando por identificações à longa distância e placas orientativas direcionais nas vias. A informação seguinte refere-se ao “lado” do Campus que o usuário precisa acessar.
Como nosso Campus é dividido geograficamente pelo Arroio Dilúvio e pela Avenida Ipiranga, identificamos cada lado como quadras, considerando o lado onde encontramos o Hospital São Lucas, Parque Esportivo, InsCer, Centro Clínico e Centro de Reabilitação, quadra Norte. E o outro lado, onde fica a maior parte das estruturas acadêmicas, quadra Sul.
Confira ao lado o novo mapa do Campus e clique para ampliar.
Ainda na primeira fase do projeto, numeramos os acessos principais ao nosso Campus, conforme o mapa, e estamos numerando alguns portões de serviço. As entradas principais serão identificadas com pórticos padronizados visualmente e todos os acessos receberão totens iluminados, que demarcarão com maior assertividade as entradas do Campus.
A implementação de sinalização para todos os portões de acesso, que serão numerados.
Simulação do Totem do Portão 3.
Novo pórtico de entrada de veículos da quadra norte em frente ao Hospital São Lucas.
Já implementado.
A implementação de todo o sistema iniciou pela Quadra Norte, e essa etapa também envolveu uma importante mudança: a inversão do fluxo viário. Agora, a ponte em frente ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS possibilita, no sentido centro-bairro, o acesso direto ao Hospital e demais empreendimentos da Quadra Norte pelo novo Pórtico.
Aos poucos, a instalação da sinalização está sendo implementada nas áreas externas do Campus até completarmos todo o trajeto do usuário até os prédios. Os ambientes internos dos edifícios farão parte da Fase 2 do projeto.
Fique atento!
Com a inversão do fluxo, a entrada passa a ser diretamente alinhada à ponte e a saída passa a ser onde hoje está localizada a entrada, próximo ao Parque Esportivo. Na saída, o trânsito se manterá como é hoje, ou seja, o veículo sairá pela Av. Ipiranga, sentido bairro-centro. Será mantida também a saída pela Av. Cristiano Fischer, atrás do estádio do Parque Esportivo, para veículos que desejarem seguir no sentido centro-bairro da Av. Ipiranga.
Além de todas essas mudanças, a EPTC também retirou definitivamente o retorno sobre a ponte da Rua Prof. Cristiano Fischer, conforme estava previsto no projeto.
Agora, os/as motoristas que desejam retornar ao sentido bairro-Centro devem ir até a próxima ponte, já existente na Rua Frei Germano. Com isso, será possível a implantação de uma travessia cicloviária e uma travessia com tempo específico para pedestres nos dois sentidos, além de ganho de capacidade na aproximação (uma faixa a mais) na Av. Ipiranga com Rua Prof. Cristiano Fischer.
Confira como fica o retorno com essa mudança. Clique no mapa para ampliar.