Wayfinding PUCRS

Mais precisão, facilidade e acessibilidade para você
se encontrar por aqui.

 
 
A PUCRS está implementando um novo sistema de sinalização para orientar e guiar pedestres e condutores até o Campus e em seus espaços. Usando códigos universais de sinais ou símbolos, o objetivo é que as pessoas cheguem aos seus destinos com maior facilidade e agilidade.
 
O nome disso é WAYFINDING, um sistema de sinalização que busca facilitar a comunicação entre usuários e ambientes, guiando o deslocamento por eles e tornando os espaços mais acolhedores e harmoniosos.
 

Simulação do conjunto de sinalização do Campus a ser implementado. Imagem: Sceno Enviromental Graphic Design.

O novo sistema prevê uma sinalização clara e objetiva que vai contemplar a renovação ou implementação de sinalização para:

  • todos os 16 portões de acesso, que passam a ser numerados;
  • as vias internas no entorno dos edifícios de todas as unidades;
  • os estacionamentos;
  • a identificação dos prédios e instalações da universidade.


 

O que muda?

 
A partir de agora, adotamos a nova lógica informacional do sistema para orientar os acessos e trânsito viário e de pedestres no Campus.
 
Imaginando um trajeto de usuário, partimos da área externa do entorno do Campus até o interior das salas de aula, começando por identificações à longa distância e placas orientativas direcionais nas vias. A informação seguinte refere-se ao “lado” do Campus que o usuário precisa acessar.
 
Como nosso Campus é dividido geograficamente pelo Arroio Dilúvio e pela Avenida Ipiranga, identificamos cada lado como quadras, considerando o lado onde encontramos o Hospital São Lucas, Parque Esportivo, InsCer, Centro Clínico e Centro de Reabilitação, quadra Norte. E o outro lado, onde fica a maior parte das estruturas acadêmicas, quadra Sul.
 
Confira ao lado o novo mapa do Campus e clique para ampliar.

Ainda na primeira fase do projeto, numeramos os acessos principais ao nosso Campus, conforme o mapa, e estamos numerando alguns portões de serviço. As entradas principais serão identificadas com pórticos padronizados visualmente e todos os acessos receberão totens iluminados, que demarcarão com maior assertividade as entradas do Campus.

A implementação de sinalização para todos os portões de acesso, que serão numerados.
Simulação do Totem do Portão 3.

Novo pórtico de entrada de veículos da quadra norte em frente ao Hospital São Lucas.
Já implementado.

Etapas da implementação da Fase 1

 
A implementação de todo o sistema iniciou pela Quadra Norte, e essa etapa também envolveu uma importante mudança: a inversão do fluxo viário. Agora, a ponte em frente ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS possibilita, no sentido centro-bairro, o acesso direto ao Hospital e demais empreendimentos da Quadra Norte pelo novo Pórtico.
 
Aos poucos, a instalação da sinalização está sendo implementada nas áreas externas do Campus até completarmos todo o trajeto do usuário até os prédios. Os ambientes internos dos edifícios farão parte da Fase 2 do projeto.
 

Conheça o conjunto de estruturas de sinalização

  • PÓRTICO DE ACESSO DE PEDESTRES

  • PÓRTICO DE ACESSO DE VEÍCULOS

  • TOTENS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PORTÕES DE ACESSO NUMERADOS

  • PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PORTÕES DE ACESSO NUMERADOS

  • PLACAS DE SINALIZAÇÃO VIÁRIAS INTERNAS

  • SINALIZAÇÃO ORIENTATIVA PARA PEDESTRES

  • TOTEM DE SINALIZAÇÃO DIRECIONAL PARA PEDESTRES

  • TOTENS DE IDENTIFICAÇÃO DOS EDIFÍCIOS

  • IDENTIFICAÇÕES DOS EMPREENDIMENTOS

Fique atento!

Com a inversão do fluxo, a entrada passa a ser diretamente alinhada à ponte e a saída passa a ser onde hoje está localizada a entrada, próximo ao Parque Esportivo. Na saída, o trânsito se manterá como é hoje, ou seja, o veículo sairá pela Av. Ipiranga, sentido bairro-centro. Será mantida também a saída pela Av. Cristiano Fischer, atrás do estádio do Parque Esportivo, para veículos que desejarem seguir no sentido centro-bairro da Av. Ipiranga.

Clique no diagrama para ampliar e confira como vai ficar o fluxo:
 

Confira o vídeo explicativo sobre o projeto: