14/10/2020 - 16h42

PUCRS lança iniciativa inédita em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Modelo único no Sul do Brasil integra novo curso de graduação e um novo centro de pesquisa, além da pós e fomento a negócios inovadores na área

A PUCRS lança neste mês uma iniciativa inédita no Sul do País na área de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Um Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação e o primeiro curso de bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA) presencial da região são duas frentes novas de atuação que unem forças à pós-graduação stricto e lato sensu já consolidada, com reconhecimento internacional, e o hub de IA e Ciência de Dados do Tecnopuc. O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) integra essa novo Centro de Pesquisa que inclui também seis escolas da PUCRS, o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais e o Tecnopuc.

Ações de pesquisa de ponta e desenvolvimento de ações vinculadas a este tema são realidade na PUCRS há quase uma década. Com a iniciativa, a universidade agrega à trajetória na área o compromisso com a formação completa de profissionais, da graduação à pós-graduação, fomento a negócios inovadores e parcerias internacionais. E, em um movimento de decifrar o futuro, busca se tornar um grande polo de Ciência de Dados atendendo às demandas acadêmicas, do mercado de trabalho e de inovação para a sociedade. 

Profissionais que estão fazendo o futuro 

Das 15 profissões emergentes em 2020 mapeadas em estudo realizado pelo LinkedIn no Brasil, nove estão diretamente relacionadas à Tecnologia da Informação. Apesar de o mercado precisar de pelo menos 70 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, o Brasil forma apenas 46 mil, o que torna o segmento ainda mais competitivo, segundo o relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). 

“O profissional do futuro deve estar preparado para desenvolver soluções para problemas complexos em situações de incerteza. Queremos ser ponte para um perfil de profissional cada vez mais necessário não apenas em startups e grandes corporações, mas na sociedade, que seja capaz de empregar conhecimento em dados e tecnologia de maneira ética e responsável, para melhorar a vida das pessoas e das organizações”, ressalta o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.  

A universidade já conta com mais de 50 pesquisadores renomados, com produção científica de alto impacto e alcance internacional, 33 diferentes grupos de pesquisa, 16 programas de pós-graduação e 21 laboratórios que vão compor o novo Centro de Pesquisa. Já integram o Centro as escolas Politécnica; de Comunicação, Artes e Design; de Direito; de Humanidades; de Medicina; e de Negócios, juntamente com o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer)o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais e o Tecnopuc.

O lançamento do Centro de Pesquisa, que terá a coordenação do professor Márcio Sarroglia Pinho, será feito no dia 21 de outubro em webconferência com a participação do professor Nivio Ziviani, referência nacional nessa área, debatendo o impacto social da Ciência de Dados com o secretário de CT&I do Rio Grande do Sul, professor Luís da Cunha Lamb, e o professor Jorge Nicolas Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS.

Ensino, pesquisa e inovação

Estes são os três eixos de atuação da proposta. No campo do ensino, a universidade visa atender à alta demanda por profissionais, nos níveis de graduação, especialização, mestrado e doutorado e difundir a Ciência de Dados em cursos fora das áreas tecnológicas. 

Na pesquisa o objetivo é reforçar parcerias internacionais, incrementar pesquisas nas áreas de Ciência de Dados como Aprendizado de Máquina, Big Data, Mineração e Visualização e apoiar a aplicação em outras como Imagens médicas, Geoprocessamento, Fármacos, Medicina, Genômica, Energia, Finanças, Comportamento Social, Cidades Inteligentes, entre outras. 

No campo da inovação haverá a interação estratégica com o hub de Ciência de Dados e de IA do Tecnopuc que, com metodologia própria, conecta empreendedores a investidores, mentores, empresas e consultores, aproximando startups com o mercado.  

A graduação em Ciência de Dados e IA 

Com duração de quatro anos, curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS é o primeiro bacharelado presencial do Sul do Brasil. O curso, coordenado pelo professor Daniel Antonio Callegari, já nasce em um ecossistema de inovação, terá 60 vagas a cada semestre e o ingresso será realizado por meio do vestibular 2021, previsto para o dia seis de dezembro. 

Os estudantes que concluírem a graduação serão capazes de empregar modelos, ferramentas e técnicas para diversos contextos organizacionais e sociais, privados ou públicos, nacionais e internacionais. O profissional estará apto a exercer múltiplas atividades, atuando como cientista de dados, engenheiro ou arquiteto de dados, engenheiro de IA e Machine Learning, analista de inteligência de mercado, dentre outras possibilidades da área. 

Entre os diferenciais oferecidos pela instituição, além do corpo docente formado por renomados acadêmicos e profissionais da indústria, está a possibilidade de interação com o programa de pós-graduação em Ciência da Computação, de excelência internacional, no qual os alunos podem fazer disciplinas da pós-graduação durante a graduação, abordando com mais profundidade conteúdos que estão sendo pesquisados no Brasil e no exterior.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas