26/09/2019 - 14h02

Pesquisadora do InsCer abre eventos da PUC-Campinas

Denise Machado na PUC-CampinasA pesquisadora do Instituto do Cérebro do RS e coordenadora do Escritório de Integridade em Pesquisa da PUCRS, Denise Cantarelli Machado, foi convidada a dar a palestra de abertura de três eventos da PUC-Campinas. O XXIV Encontro de Iniciação Científica, o IX Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e o I Postgraduate Meeting, que aconteceram no início dessa semana.

Estiveram presentes Dom Agnelo Rossi, o reitor, o vice-reitor, pró-reitores, docentes e estudantes, além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Von Zuben, e o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Peter Panuto.

A pesquisadora Denise Machado falou sobre a “Integridade na Atividade Científica” e “Casos de má conduta científica e suas consequências”.  “O trabalho de evitar más condutas na pesquisa científica começa quando se forma o grupo de pesquisadores. Os mais velhos e experientes devem orientar os colegas mais novos, que muitas vezes cometem irregularidades por desconhecimento”, afirma.

Ela também demonstrou preocupação com a política voltada para a ciência. “No Brasil a gente já faz milagres, com muitas dificuldades para fazer ciência. E se a pesquisa parar agora, a gente vai sentir as consequências daqui a dez ou quinze anos. Ainda tenho esperança que o atual governo perceba a gravidade disso e volte atrás nos cortes anunciados”, afirmou.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas