Grupo de Pesquisa em Radiofármacos – desenvolvimento e produção

O objetivo do grupo de pesquisa em Radiofarmácia é realizar estudos de processos de marcação de novas moléculas bioativas, estudos de tendências sobre o uso de diferentes radioisótopos nos centros de pesquisa de referência no exterior e estudos de viabilidade de produção de marcadores para diagnóstico e para terapia. Pretende-se, no fim, atender as demandas das investigações científicas de várias áreas do conhecimento e da clínica de várias especialidades médicas.

COORDENADOR

Cristina Maria Moriguchi Jeckel
Professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida

• Paula Kopschina Feltes – doutora, UMCG (Groningen)
  • Bruna Fernandes – doutoranda dupla diplomação PUCRS (PPG Gerontologia Biomédica)/University of Groningen
  • Luiza Reali Nazario – doutoranda dupla diplomação PUCRS (PPG Biologia Celular e Molecular)/University of Groningen
  • Frederico Werlang – mestrando do PPG Biotecnologia Farmacêutica da PUCRS
  • Louise Hartmann – mestre, coordenadora do CPR (InsCer)
  • Guilherme Petersen – doutor, analista do CPR
  • Carine Cavalheiro – farmacêutica, analista do CPR
  • Andrielli Streher – estudante do curso de Farmácia da PUCRS, bolsista
  • Josiane Schwingel Spolavori – química, técnica de laboratório do CPR

LINHAS DE PESQUISA

• Marcadores de processos inflamatórios – desenvolvimento de marcadores de receptores TSPO e outros característicos em processos inflamatórios.
  • Marcadores de processos oncológicos – desenvolvimento de marcadores de moléculas e receptores presentes em células cancerígenas.
  • Marcadores de processos neurodegenerativos – desenvolvimento de marcadores de moléculas e proteínas cuja presença pode indicar o prenúncio de processos neurodegenerativos.

PRINCIPAIS PROJETOS

• O papel da microglia no desenvolvimento da depressão: um estudo com imagens PET. Objetivo: Compreender o envolvimento da neuroinflamação e alterações no metabolismo cerebral no desenvolvimento da depressão em um modelo animal de estresse crônico, através da utilização de radiofármacos para tomografia de emissão de pósitrons (PET).
  • Desenvolvimento de um radiofármaco para o receptor CD163 de macrófagos presente em eventos inflamatórios. Objetivo: Desenvolver um radiofármaco para marcação do receptor CD163 em eventos anti-inflamatórios.

PRINCIPAIS ARTIGOS PUBLICADOS

KOPSCHINA FELTES, PAULA ; DOORDUIN, JANINE ; KLEIN, HANS C ; JUAREZ-OROZCO, LUIS EDUARDO ; DIERCKX, RUDI AJO; MORIGUCHI-JECKEL, CRISTINA M ; DE VRIES, ERIK FJ . Anti-inflammatory treatment for major depressive disorder: implications for patients with an elevated immune profile and non-responders to standard antidepressant therapy. JOURNAL OF PSYCHOPHARMACOLOGY, v. 31, p. 026988111771170-17, 2017.

KOPSCHINA FELTES, PAULA; DE VRIES, ERIK FJ; JUAREZ-OROZCO, LUIS EDUARDO; KURTYS, E. ; DIERCKX, RUDI AJO ; MORIGUCHI-JECKEL, CRISTINA M ; DOORDUIN, JANINE. Repeated social defeat induces transiente glial activation and brain hypometabolism: a PET imaging study. JOURNAL OF CEREBRAL BLOOD FLOW & METABOLISM, 2017.

PARENTE, A. ; KOPSCHINA FELTES, P. ; VALLEZ GARCIA, D. ; SIJBESMA, J. W. ; MORIGUCHI JECKEL, C. M. ; DIERCKX, R. ; DE VRIES, E. F. ; DOORDUIN, J. . Pharmacokinetic analysis of 11C-PBR28 in the rat model of herpes encephalitis (HSE): comparison with (R)-11C-PK11195. THE JOURNAL OF NUCLEAR MEDICINE, 2016.

TOYOHARA, JUN ; SAKATA, MUNEYUKI ; FUJINAGA, MASAYUKI ; YAMASAKI, TOMOTERU ; ODA, KEIICHI ; ISHII, KENJI ; ZHANG, MING RONG ; MORIGUCHI JECKEL, CRISTINA MARIA ; ISHIWATA, KIICHI . Preclinical and the first clinical studies on [11C]ITMM for mapping metabotropic glutamate receptor subtype 1 by positron emission tomography. NUCLEAR MEDICINE AND BIOLOGY, v. 40, p. 214-220, 2013.

Moriguchi Jeckel, Cristina M.; LOPES, Rodrigo P. ; BERLEZE, Maria Cristina ; Luz, Clarice ; FEIX, Leandro ; Argimon, Irani Iracema de Lima ; Stein, Lilian M. ; Bauer, Mois& . Neuroendocrine and Immunological Correlates of Chronic Stress in ‘Strictly Healthy’ Populations. NEUROIMMUNOMODULATION, v. 17, p. 9-18, 2010.

celular: (51) 999017414