Grupo de Pesquisa em Neuroimagem da Cognição Humana

Investigamos processos psicológicos da aprendizagem e cognição humanas e suas bases neurais por meio da neuroimagem funcional, e buscamos desenvolver novos processos para análises de índices neurais com aprendizagem de máquina. Investigamos processos psicológicos e bases neurais (1) da aprendizagem da leitura e dislexia do desenvolvimento e (2) dos efeitos do ambiente no desenvolvimento e na cognição humana. A pesquisa do grupo busca sempre produzir evidências que, em última instância, possam servir a políticas públicas de educação e saúde. Nossa equipe trabalha em constante interação com as ciências da computação, a partir de qual colaboração os estudos com aprendizagem de máquina e técnicas computacionais avançadas aplicadas à classificação de estados mentais almejam novas abordagens para o entendimento dos sistemas neurais complexos que subjazem a cognição humana.

COORDENADOR E INVESTIGADOR PRINCIPAL

Augusto Buchweitz

• Alexandre Franco, Nathan Kline Institute, NY, NY.
  • Adriana Corrêa Costa, Fonoaudióloga e Psicopedagoga
  • Felipe Meneguzzi, Escola Politécnica, PUCRS
  • Jaderson Costa da Costa, Escola de Medicina, PUCRS
  • Mirna Wetters Portuguez, Escola de Medicina, PUCRS
  • Rodrigo Grassi-Oliveira, Escola de Medicina, PUCRS

Pós-Doc

• Lucas Araújo de Azeredo – Pós-Doutor PPGMCS, Neurociências

Doutorandos

• Nathalia Bianchini Esper – Doutoranda PPGMCS, Neurociências
  • Letícia Leite – Doutoranda PPGMCS, Neurociências
  • Mariana Teixeira – Doutoranda PPGL, Linguística

LINHAS DE PESQUISA

• Neurociências da Cognição Humana
  • Neuroeducação
  • Neuroinformática
  • Transtornos de Aprendizagem

PRINCIPAIS ARTIGOS PUBLICADOS

BUCHWEITZ, AUGUSTODE AZEREDO, LUCAS ARAÚJO ; VIEIRA, BRENO SANVICENTE ; CARÁ, VALENTINA METSAVAHT ; ESPER, NATHÁLIA BIANCHINI ; SODER, RICARDO BERNARDI ; DA COSTA, JADERSON COSTA ; PORTUGUEZ, MIRNA WETTERS ; FRANCO, ALEXANDRE ROSA ; GRASSI-OLIVEIRA, RODRIGO . Violence and Latin-American preadolescents: a study of social brain function and cortisol levels. DEVELOPMENTAL SCIENCE, v. 22, p. e12799, 2019.

CARA, VALENTINA METSAVAHT
 ; ESPER, NATHÁLIA BIANCHINI ; DE AZEREDO, LUCAS ARAÚJO ; IOCHPE, V. ; DALFOVO, N. P. ; SANTOS, R. C. ; VIEIRA, BRENO SANVICENTE ; GRASSI-OLIVEIRA, RODRIGO ; FRANCO, A. R. ; BUCHWEITZ, AUGUSTO . An fMRI study of inhibitory control and the effects of exposure to violence in Latin-American early adolescents: alterations in frontoparietal activation and performance.. SOCIAL COGNITIVE AND AFFECTIVE NEUROSCIENCE (ONLINE), 2019.

BUCHWEITZ, AUGUSTOCOSTA, ADRIANA CORRÊA ; TOAZZA, RUDINEIA ; DE MORAES, ANA BASSÔA ; CARA, VALENTINA METSAVAHT ; ESPER, NATHÁLIA BIANCHINI ; AGUZZOLI, CRISTIANO ; GREGOLIM, BRUNA ; DRESCH, LUIZ FERNANDO ; SOLDATELLI, MATHEUS DORIGATTI ; DA COSTA, JADERSON COSTA ; PORTUGUEZ, MIRNA WETTERS ; FRANCO, ALEXANDRE ROSA . Decoupling of the Occipitotemporal Cortex and the Brain?s Default-Mode Network in Dyslexia and a Role for the Cingulate Cortex in Good Readers: A Brain Imaging Study of Brazilian Children. DEVELOPMENTAL NEUROPSYCHOLOGY, v. 44, p. 146-157, 2019.

HEINSFELD, ANIBAL SÓLON ; FRANCO, ALEXANDRE ROSA ; CRADDOCK, R. CAMERON ; BUCHWEITZ, AUGUSTO ; MENEGUZZI, FELIPE . Identification of autism spectrum disorder using deep learning and the ABIDE dataset. NeuroImage-Clinical, v. 17, p. 16-23, 2018.

LENT, R.
 (Org.) ; BUCHWEITZ, A (Org.) ; MOTA, M. (Org.) . Ciência para Educação: uma ponte entre dois mundos. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2018. v. 1. 271p .

Email e telefone direto de contato