Grupo de Pesquisa em Imagem Molecular Pré-Clínica

O grupo de pesquisa em imagem molecular pré-clínica se dedica a pesquisas utilizando métodos de imagem in vivo como microtomografia computadorizada (microCT), microtomografia por emissão de pósitrons (microPET) e imagem óptica. Com foco em acompanhar processos moleculares e celulares em modelos animais, nossos objetivos incluem contribuir para o entendimento dos processos fisiopatológicos relacionados às doenças neurológicas, bem como para o desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas e terapêuticas. O CPPC funciona como um centro multiusuário, que fomenta a colaboração multidisciplinar utilizando ferramentas de alta tecnologia em imagem molecular.

COORDENADORES

Dra. Gianina Teribele Venturin
Pesquisadora Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul
Dr. Samuel Greggio
Professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS
Pesquisador Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul

LINHAS DE PESQUISA

• Estudo do metabolismo cerebral in vivo
  • Esta ampla linha de pesquisa concentra estudos destinados a elucidar os mecanismos de desenvolvimento das doenças e novas alternativas terapêuticas e diagnósticas.

PRINCIPAIS PROJETOS

• Strengthening human resources and capabilities on non-clinical assays of radiopharmaceuticals (IAEA BRA2018003)
  • Projeto apoiado pela Agência Internacional de Energia Atômica, e liderado no Brasil pela CNEN/CDTN, cujo objetivo é aprimorar conhecimento e fortalecer recursos humanos para realização de ensaios pré-clínicos de radiofármacos.

• Dra. Gianina Teribele Venturin
  • Dr. Samuel Greggio
  • Aluna Jaqueline Rauber Ludwig (curso de Biomedicina PUCRS)

PRINCIPAIS ARTIGOS PUBLICADOS

Long-term changes in metabolic brain network drive memory impairments in rats following neonatal hypoxia-ischemia. Neurobiol Learn Mem. 2020.

Differential glucose and beta-hydroxybutyrate metabolism confers an intrinsic neuroprotection to the immature brain in a rat model of neonatal hypoxia ischemia. Exp Neurol. 2020

Sex differences in the effects of acute stress on cerebral glucose metabolism: a microPET study. Brain Res. 2019 Nov 1;1722:146355.

Increases in dendritic spine density in BLA without metabolic changes in a rodent model of PTSD. Brain Struct Funct. 2019 Nov;224(8):2857-2870.

Carotid arterial input function as an inverse problem in kinetic modeling of [18F]2-fluoro-2 deoxy-D-glucose (FDG). Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering: Imaging & Visualization. Aug 2019. DOI: 10.1080/21681163.2019.1647460

Activated peripheral blood mononuclear cell mediators trigger astrocyte reactivity. Brain Behav Immun. 2019 Aug;80:879-888.

Nociceptin/orphanin FQ receptor modulates painful and fatigue symptoms in a mouse model of fibromyalgia. Pain. 2019 Jun;160(6):1383-1401.

Fructose-1,6-bisphosphate preserves glucose metabolism integrity and reduces reactive oxygen species in the brain during experimental sepsis. Brain Res. 2018 Nov 1;1698:54-61.

Depression comorbidity in epileptic rats is related to brain glucose hypometabolism and hypersynchronicity in the metabolic network architecture. 2018 May;59(5):923-934.

Cortical Bilateral Adaptations in Rats Submitted to Focal Cerebral Ischemia: Emphasis on Glial Metabolism. Mol Neurobiol. 2018 Mar;55(3):2025-2041.

Ketamine promotes increased freezing behavior in rats with experimental PTSD without changing brain glucose metabolism or BDNF. Neurosci Lett. 2017 Sep 29;658:6-11.

Emails: [email protected]