Cognitive Neuroscience and Behavior Lab (CNBL)

O grupo pesquisa o funcionamento cognitivo humano através de pesquisas clínicas com neuroimagem em diversas condições patológicas e fisiológicas. Entre os contextos estudados, destacam-se o espectro da Doença de Alzheimer (incluindo declínio subjetivo de memória), epilepsia, situações ocupacionais de estresse e envelhecimento cognitivo típico.

Entre os instrumentos utilizados, grande parte se dedica ao estudo de funções corticais superiores e sintomas frequentes. Dentre os estudos de neuroimagem, destacam-se os exames de PET-FDG, PET-PIB, RM estrutural, funcional e difusão. O grupo realiza análise das técnicas descritas através de processamento avançado de neuroimagem e de estatística multivariada e de interação.

O grupo é liderado pela Profa. Dra. Mirna Portuguez e seus alunos de pós-doc, doutorado, iniciação científica e voluntários. Interessados, enviar email para [email protected]

COORDENADOR

Mirna Wetters Portuguez
Professora da Escola de Medicina

EQUIPE

Wyllians Vendramini Borelli – pós-doc
Graciane Radaelli – pós-doc
Eduardo Leal Conceição – doutorando
Nathalia Bianchini Esper – doutoranda
Luis Brusamarello – bolsista de IC
Amanda Pires – bolsista de IC
Caetano Chiarelli – bolsista de IC
Candida Pontin – bolsista de IC
Lucca Tondo – bolsista de IC
Vinícius Escobar – bolsista IC

LINHAS DE PESQUISA

Epilepsia – projetos que buscam compreender os fenômenos semiológicos, cognitivos e emocionais relacionados à epilepsia: Epilepsia grave de difícil controle medicamentoso; Procedimento cirúrgico para o tratamento da doença; Morte súbita em epilepsia (SUDEP); Epilepsias de lobo temporal e frontal; Teste de WADA.

Envelhecimento normal e patológico – projetos com foco no processo de envelhecimento normal nas funções cognitivas através de testagem cognitiva e neuroimagem multimodal. Estudos no diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer e seu continuum cognitivo.

Zika – Investigar recém-nascidos ou lactentes microcefálicos com forte suspeita de infecção congênita pelo Zika Vírus.

PRINCIPAIS PROJETOS

PRONEUROMAIS – projeto que avalia as várias dimensões do envelhecimento normal. Análise de funcionamento cognitivo em realidade virtual, PET/CT e RM funcional, estrutural e difusão.

Superidosos – idosos com alta capacidade cognitiva são avaliados através de neuroimagem multimodal integrada.

Queixas de Memória – idosos com esquecimento são avaliados com objetivo de diferenciar indivíduos com Doença de Alzheimer precoce de envelhecimento normal.

Mini-MoCA – colaboração com Programa de Neurologia Cognitiva do Hospital São Lucas, este projeto valida e comprova eficácia de um instrumento de avaliação cognitiva breve, por telefone.

Dispositivo de Epilepsia – Desenvolvimento e validação de um wearable detector de crises epilépticas que informa um cuidador sobre o episódio.

Zika – Investigar recém-nascidos ou lactentes microcefálicos com forte suspeita de infecção congênita pelo Zika Vírus.

Lateralização de linguagem por meio de Espectrografia Funcional de Infravermelho Próximo (fNIRS) – Estudo visa identificar a sensibilidade do fNIRS em relação ao teste de Wada para utilização em pacientes candidatos ao tratamento cirúrgico da epilepsia.

PRINCIPAIS ARTIGOS PUBLICADOS

  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29667572-neurobiological-findings-associated-with-high-cognitive-performance-in-older-adults-a-systematic-review/
  • https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1971400919896264?casa_token=t2qkDj1nNscAAAAA%3AAe-GJrHvEUhG081YO2ocXPVm-UHUQPk-6j5vpZNF-IR0FmyIKVJDrvap13xFlRWa2oRkEb59PaVl
  • https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1525505018301884
  • http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/32973
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29166462
  • https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1971400919896264?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%3dpubmed

CONTATO

[email protected];
[email protected]