10/08/2020 - 17h49

Dia do Marista: compromisso enquanto família global

Em 15 de agosto, data que marca a Assunção de Nossa Senhora, homenageamos os mais de 10 mil colaboradores e Irmãos dedicadoà missão marista. Ao vivenciarmos um momento de mais perguntas do que respostas, que possamos renovar esperanças, ser escuta atenta aos sinais dos tempos e aos desafios nos Colégios, Unidades Sociais, PUCRS, Hospital São Lucas, natuação missionária e pastoral na Amazônia e aqui no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).

 Como os valores maristas permeiam nossos dias? 

Maria é personagem central dessa trajetória, com sensibilidade e ternura necessárias para ser presença na adversidadeNesse sentido, o apelo do XXII Capítulo Geral “Como uma família global, farol de esperança neste mundo turbulento” aponta para um jeito de ser embasado nos valores que inspiraram São Marcelino Champagnat, nosso fundador. Hojeeles podem ser percebidos de diferentes formas: 

 

Amor ao Trabalho: com a dedicação diária de educadores/as que se reinventam para priorizar o aprendizado, agora online, e com os esforços na área da pesquisa na PUCRS e no InsCer. Demonstrado também a partir da garra para seguir na linha de frente no Hospital São Lucas, ou frente aos apelos de comunidades que acolhem as Unidades Sociais e atuação na Amazônia. 

Exemplo disso são os testes PCR para a detecção do coronavírus que foram desenvolvidos no InsCer voltado a empresas. Desde que a pandemia iniciou, nossos pesquisadores foram atrás de soluções para ajudar a comunidade e entender o impacto desse vírus para o indivíduo. Uma força-tarefa multidisciplinar foi construída e tem atuado em diferentes frentes para combater a Covid-19.

Audácia: por meio do empreendedorismo para desenvolver iniciativas inéditas como o Programa Conta Comigo, estamos Juntos, do Hospital São LucasLive de Cabeceira, da PUCRS; Ação Comunidades; 1º Fórum Regional de Comunicação; ou no desenvolvimento de testes para o covid-19, na PUCRS. 

Espírito de Família: vivenciamos a união e aconchego por meio das atividades das PJMs de escolas e unidades sociaisdas Fraternidades do MChFM e Movimento Farol, dos Grupos de Voluntariado e do nosso jeito de atender. 

Espiritualidade: traduzida com os momentos formativos realizados para colaboradores/as, estudantes e famílias, em celebrações como a do dia de Champagnat, Cantata MarialProjeto TelePaz e o Minuto Farol de Esperança. 

Presença: ocorre na construção de relações de cuidado com educandos/as, estudantes, famílias e pacientes; na atuação missionária na Amazônia e espaços de vulnerabilidade social; com o projeto Maristas em Casa – dos Colégios e Unidades. 

Simplicidade: manifestada na postura profissional e pessoal dos Irmãos e Leigos/as; ​com ações como Aplauso aos profissionais de saúde e homenagem realizada aos colaboradores do HSL no Dia Mundial da Saúde; e nas ações que reconhecem potencialidades e ao mesmo tempo limitações institucionais. 

Solidariedade: com a Ação Comunidades, além das diferentes iniciativas solidarias em todas os empreendimentos; Consultorias gratuitas prestadas pela PUCRS; Drive Thru Solidário; com as campanhas para doação de sangue; com o voluntariado da Rede. 

Celebração 

Todos estão convidados a se unir em oração na Celebração do Dia do Marista que ocorre na sexta-feira, dia 14/8, às 18h30Envie suas intenções para [email protected] e acompanhe a transmissão no canal do YouTube da Rede Marista – youtube.com/redemarista. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas