18/09/2020 - 09h13

IMA promove o I Simpósio Pró-Mata/PUCRS

Evento contou sessões de apresentações orais e de pôsteres e três oficinas

A primeira edição do Simpósio Pró-Mata/PUCRS aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, no prédio 50 da Escola de Negócios da PUCRS. Organizado pelo Instituto do Meio Ambiente e pelo Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata/PUCRS, o evento contou com a presença de mais de 50 pessoas, dentre estudantes, professores e pesquisadores.

Para a cerimônia de abertura do evento, o Prof. Dr. Pedro de Abreu Ferreira, Coordenador do Pró-Mata/PUCRS, junto da Profa. Dra. Betina Blochtein, Diretora do IMA, realizou uma apresentação do Centro. Segundo ele, o Pró-Mata recebe em média 1200 visitantes por ano e conta com cerca de 180 projetos já realizados, sendo que 20 estão em andamento. A cerimônia contou com as presenças da Profa. Dra. Fernanda Bueno Morrone, Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, representando a Reitoria da PUCRS, do Prof. Dr. Carlos Alexandre Sanchez Ferreira, Decano da Escola de Ciências da PUCRS, e do Prof. Dr. Eduardo Eizirik, Coordenador de Pesquisa da Escola de Ciências da PUCRS.

O principal objetivo do Simpósio foi criar um espaço para divulgação e a discussão de pesquisas já desenvolvidas, bem como o debate acerca dos desafios futuros do Centro, tendo em vista a sua transformação em uma Unidade de Conservação. Para tanto, foram organizadas quatro sessões de apresentação oral e uma sessão de apresentação de pôsteres, nas quais foram apresentadas pesquisas que foram ou estão sendo desenvolvidas no Centro. Ao todo, 36 trabalhos foram contemplados na programação do primeiro dia do evento.

O segundo dia do Simpósio foi voltado para a realização de três oficinas. A primeira, “Gestão de Unidades de Conservação: o Pró-Mata como estudo de caso”, foi coordenada pelo Prof. Dr. Pedro de Abreu Ferreira e pela Prof. Dra. Cristiane Follmann Jurinitz, membro do IMA e da comissão de organização do Simpósio. José Luciano de Souza, convidado do ICMBio, de Brasília, participou da discussão que teve como foco as possibilidades de atuação do Pró-Mata como Unidade de Conservação.

A segunda oficina foi denominada “Captação de recursos e enfoques prioritários de pesquisa no Pró-Mata” e contou com a coordenação do Prof. Dr. Eduardo Eizirik. Foram convidados também para as discussões a Profa. Dra. Sandra Müller (UFRGS) e Prof. Dr. Juliano Morales de Oliveira (UNISINOS). A oficina “Elaboração de projetos de pesquisa e redação de trabalhos científicos” foi coordenada pelo Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques e foi totalmente voltada para os alunos.

Na cerimônia de encerramento foi exibido um piloto de um dos documentários que faz parte de um projeto de seis produções realizadas no Centro, em parceria com o TECNA e a produtora de vídeos Movweb. Com imagens impressionantes, o vídeo apresentado mostrou a atuação dos pesquisadores do Observatório de Aves da PUCRS no Pró-Mata. A conclusão e o lançamento da primeira temporada do projeto de documentários estão previstos para 2019.

No final de semana, integrantes da equipe do IMA e do Pró-Mata, Prof. Pedro, Dr. Glauco Schüssler e Larissa Becko, acompanharam a visita de José Luciano de Souza ao Centro, que teve como propósito validar e desdobrar as discussões promovidas na primeira oficina do Simpósio.

A comissão de organização ainda está estudando as próximas edições do Simpósio, alinhando a periodicidade e o formato do evento. Para o Prof. Pedro, o primeiro Simpósio Pró-Mata/PUCRS foi um marco na história do Centro de Pesquisas, já que contemplou tanto a relevância científica do Pró-Mata quanto sua importância como ativo para a conservação da biodiversidade. “Isto foi alcançado através da apresentação de resultados de trabalhos científicos e do debate sobre o futuro do Centro como Unidade de Conservação”, afirmou ele.

Cerimônia de abertura

Apresentações orais

Sessão de pôsteres

Oficina sobre elaboração de projetos de pesquisa e redação de trabalhos científicos