Comissão Científica

As comissões científicas são órgãos ligados diretamente às respectivas direções das Unidades Universitárias da PUCRS, constituindo-se em instâncias avaliativas relacionadas às atividades de pesquisa realizadas no âmbito das Unidades. As comissões científicas são constituídas por docentes credenciados, permanentes ou colaboradores, nos programas de pós-graduação da PUCRS e vinculados a grupo de pesquisa do CNPq. As comissões científicas possuem um Coordenador e um Coordenador-Adjunto, nomeados pelo diretor da respectiva unidade acadêmica.

SAIBA MAIS

Coordenadora

  • Carla Helena Augustin Schwanke


Membros da equipe

  • Alfredo Cataldo Neto
  • Cristiane Regina Guerino Furini
  • Rodolfo Herberto Schneider
  • Rafael Reimann Baptista

Documentos obrigatórios para envio via SIPESQ:

  • Manual de Preenchimento do SIPESQ.
  • Projeto de pesquisa (Modelo de Projeto de Pesquisa ou seguir o modelo e orientações do PPG de origem).
  • Orçamento financeiro detalhado da pesquisa assinado pelo pesquisador responsável e a devida comprovação da fonte viabilizadora: Modelo de Orçamento para projetos que não envolvam as instalações e/ou prestação de serviços pelo Hospital São Lucas da PUCRS ou aprovado pelo Centro de Pesquisa Clínica – para projetos que envolvam instalações e/ou prestação de serviços pelo Hospital São Lucas da PUCRS. Modelo de Orçamento com custos ou instalações.
  • Carta de anuência assinada pela Comissão Científica do IGG (enviar para o e-mail [email protected]) OU Direção do HSL (enviar para o e-mail [email protected]).
  • Carta de conhecimento e autorização onde a pesquisa será realizada assinada pelo responsável do (carta chefe de serviço/coordenador de laboratório, etc.). Caso o pesquisador seja o responsável pelo local de realização, a carta de conhecimento deverá ser assinada por outro responsável pelo local. Se o pesquisador for o Diretor de uma Unidade Acadêmica, o Colegiado será o responsável pela assinatura da autorização. Se o pesquisador for Chefe de Serviço no HSL, o responsável pela autorização será o Diretor Técnico e Clínico do HSL.

Projetos de pesquisa:

  • Que envolvem seres humanos: deverão ser enviados à Comissão Científica via SIPESQ pelo pesquisador responsável. Após aprovação pela Comissão Científica, deverão ser enviados ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) via Plataforma Brasil.
  • Que envolvem animais: deverão ser enviados à Comissão Científica via SIPESQ pelo pesquisador responsável. Após aprovação pela Comissão Científica, deverão ser enviados à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) via SIPESQ.
  • Que não envolvem diretamente seres humanos ou animais (revisões sistemáticas, revisões integrativas, revisões de escopo) ou que utilizem dados públicos com participantes não identificados: poderão ser enviados à Comissão Científica via SIPESQ pelo pesquisador responsável. Após aprovação pela Comissão Científica, não haverá necessidade de envio ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Relato de caso: Os relatos de caso não serão avaliados pela Comissão Científica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, devendo ser submetidos diretamente para o CEP da PUCRS via Plataforma Brasil.

Orientações para projetos com pendência(s): Os projetos de pesquisa que apresentarem documentação incompleta ou que necessitem de ajustes serão devolvidos ao pesquisador. O pesquisador deverá retornar, à Comissão Científica via SIPESQ, o projeto/documentos revisados acompanhado(s) de uma carta assinada que apresente os comentários e os ajustes realizados.