Congresso Mundial de Filosofia Medieval

Evento ocorre de 24 a 28 de julho

26/06/2017 - 09h00

2017_06_26-filosofiamedieval(488x354)O Congresso Mundial da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval ocorre na PUCRS de 24 a 28 de julho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site eventos.pucrs.br/siepm2017. O evento, que será realizado pela primeira vez no hemisfério sul, está na sua 14º edição, terá 10 palestras e mais de duzentas apresentações de trabalhos realizadas por membros da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval (SIEPM). O Congresso ocorre de cinco em cinco anos e a Sociedade existe desde 1958.

O tema geral desta edição será Homo – Natura – Mundus: O Ser Humano e as Suas Relações. O propósito da atividade é promover a área acadêmica de estudos em filosofia medieval. A SIEPM tem como frentes de pesquisa a filosofia latina, judaica, islâmica e bizantina. Todas as frentes possuem centros de pesquisa no mundo, principalmente na América do Norte, na Europa e na América do Sul, que se dedicam ao trabalho com fontes manuscritas, edições de textos, estudos de textos e autores referência na área. Nos Congressos, os mais de mil membros da SIEPM se reúnem em torno de um tema central.

De acordo com o professor do curso de Filosofia da Escola de Humanidades da PUCRS e membro da SIEPM Roberto Hofmeister Pitch, a PUCRS é um dos centros mais importantes para o fomento dessa área de pesquisa na América Latina. Segundo ele, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade forma, há mais de duas décadas, mestrandos e doutorandos nessa área. “A SIEPM é a maior e mais importante sociedade de pesquisa no mundo em filosofia medieval. Pesquisadores de mais de 30 países estarão presentes. Trata-se do maior evento de filosofia que a PUCRS já sediou”, garante o professor.