PUCRS receberá 7º Fórum Nacional de Museus

Por: Redação Ascom

16/02/2017 - 15h37
Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS sediará o 7º Fórum Nacional de Museus, de 31 de maio a 3 de junho de 2017. Essa é a primeira vez que o evento será realizado no RS. A escolha da Universidade se deu pela infraestrutura oferecida para receber cerca de 1500 pessoas e pelo Museu de Ciências e Tecnologia (MCT-PUCRS). São esperados profissionais das mais diversas áreas ligadas à tipologia de museus, como museólogos, arquitetos, professores, historiadores, biólogos, artistas plásticos, arte educadores e indígenas.

2017_02_16_Fórum Museus foto interna

O fórum é um espaço de discussão de temas na área de formação, capacitação, novas tecnologias, novas tendências, comunicação e ação educativa, entre outras. A programação conta com palestras, mesas redondas, minicursos, painéis, debates e três grandes conferências com convidados internacionais.

Os museus de Porto Alegre podem enviar imagens de seus acervos para compor a identidade visual do evento. A comissão do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), organizador do evento, irá selecionar cinco imagens para votação pública on-line. A vencedora será a adotada como a imagem gráfica do fórum.

As inscrições para participação do público ainda não começaram, mas o edital para a chamada de trabalhos, via oral e por pôster já está disponível no sitebit.ly/2ktkTqi com inscrições abertas a partir de 1º de março. Além das atividades programadas no centro de Eventos da Universidade, a proposta é que todos os museus da cidade estejam abertos nestes dias para visitas do público e técnicas. “O Fórum tem por tradição uma mostra artesanal local, representando a cidade e a região, e uma feira de serviços e tecnologias voltadas a museus”, conta a coordenadora de projetos museológicos do MCT-PUCRS, Simone Monteiro. Ainda, o espaço de realização do Fórum deve receber material do Museu das Missões, o único gerido e mantido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), para que os participantes tenham contato com esse estudo missioneiro.

2017_08_16_Fórum Museus foto para notícia_com o Reitor

O presidente do IBRAM, Marcelo Araújo, visitou o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, para oficializar a parceria com a Universidade. Também estiveram presentes no encontro a diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do IBRAM, Eneida Braga Rocha de Lemos; o coordenador administrativo do MCT-PUCRS, Jorge Santos Franz e Simone Monteiro.

Durante o período de realização do Fórum, os participantes podem conferir a exposição “Marcas da Evolução”, novidade do Museu, realizada em parceria com o Great North Museum: Hancock da Newcastle University.