Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS funciona desde 2000, quando teve início o mestrado profissional em Ciências Sociais. Em 2005 foi implementado o mestrado acadêmico em Ciências Sociais, visando substituir o profissional, extinto em 2008. Em 2009 a Capes aprovou a proposta de criação do doutorado em Ciências Sociais.

Além de disponibilizar conhecimento acadêmico das Ciências Sociais para profissionais diversos, desde o início, o Programa dedicou-se a produzir conhecimento mediante a elaboração de pesquisas pelos professores pesquisadores associados e à intensificação do intercâmbio entre pesquisadores, técnicos e estudantes das Ciências Sociais em âmbito regional, nacional e internacional.

A consolidação do mestrado em sua modalidade acadêmica levou seu corpo docente a buscar a criação do doutorado em Ciências Sociais, mantendo a mesma área de concentração. O doutorado, cuja primeira seleção ocorreu no segundo semestre de 2009 teve início em março de 2010, o que tem viabilizado parcerias internacionais, intensificado a produtividade docente e discente e permitido maior inserção nacional do Programa.

  • Formar Mestres e Doutores em Ciências Sociais;
  • promover e orientar trabalhos de investigação empírica e reflexão teórica; elaborar e executar projetos de pesquisa, capazes de reunir dados, formular projetos e hipóteses de trabalho, em núcleos de pesquisa em Ciências Sociais;
  • capacitar docentes para o ensino superior e pesquisadores para atuarem em organizações públicas, privadas e não-governamentais.

Baseado em uma proposta de formação e produção de conhecimento de caráter interdisciplinar, e tendo por referência a tradição intelectual das três áreas constitutivas das Ciências Sociais, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais tem como área de concentração o tema Organizações, Cultura e Democracia. Em razão da formação acadêmica e da experiência profissional de seu corpo docente, e do fato de que as perspectivas da Antropologia, da Ciência Política e da Sociologia fornecem recursos teóricos e metodológicos relevantes para a compreensão das realidades organizacionais, o Programa fixou como objetivos empíricos de investigação as organizações políticas e governamentais, empresariais, religiosas, educacionais, não-governamentais e internacionais. O Programa conta com núcleos de pesquisa e organiza seminários nacionais e internacionais sobre os temas desenvolvidos pelas três linhas de pesquisa, procurando conferir visibilidade à produção intelectual em sua área e ampliar o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras.

Conceito Capes: 5
Mestrado: 24 créditos
Doutorado: 36 créditos
Mestrado: mínimo de 12 e máximo de 30 meses
Doutorado: mínimo de 30 e máximo de 54 meses