Professor da PUCRS une mundo acadêmico e cinema na criação de documentários

Documentários “Espaços de fronteira” e “Desafios do Brasil contemporâneo”, dirigidas pelo professor Hermílio Santos, serão exibidos no Instituto Goethe

15/08/2022 - 16h17

Professor da Escola de Humanidades, o pesquisador Hermílio Santos vem aproximando o cinema da pesquisa científica. Com o objetivo de ampliar o debate público sobre diferentes temas sociais, o docente mescla os resultados de pesquisa com conhecimentos cinematográficos que resultam em filmes narrados pelos atores envolvidos em cada tema.

Na próxima semana, acontece a estreia de um dos dois documentários dirigidos pelo pesquisador. No dia 30 de agosto, a obra Espaços de fronteira será exibida de forma gratuita e aberta ao público no Instituto Goethe. A exibição será seguida de debate com o pesquisador. Ainda está sendo definida a data de exibição do Desafios do Brasil contemporâneo. Em breve mais informações.

Saiba mais sobre as obras

O documentário Espaços de Fronteira surgiu a partir da pesquisa sociológica A Construção social de zonas de fronteira, coordenada por Santos. O estudo buscou identificar a perspectiva de diferentes tipos de atores  que “fazem a fronteira” na prática e no cotidiano: aqueles dedicados ao controle de fronteiras, como policiais federais, Generais do Exército, servidores da Receita Federal, entre outros, aqueles que usaram a fronteira para o trânsito de produtos ilícitos e que se encontram presos em razão dessa atuação ilegal, produtores rurais em regiões de fronteira, assim como populações indígenas que ocupavam zonas de fronteira antes de iniciado o processo de colonização do território brasileiro por portugueses.

O documentário é o quinto filme já produzido por Santos e apresenta essas diferentes perspectivas a partir da fala dos representantes de cada um desses tipos de personagem que atuam em três fronteiras brasileiras: ao sul, na fronteira com Argentina e Uruguai, na região de Uruguaiana; no centro-oeste, na zona fronteiriça com Bolívia e Paraguai, na região de Corumbá, assim como ao norte, na fronteira com Bolívia e Peru, na região de Brasileia e Assis Brasil, no Acre, região que serviu de porta de entrada de imigrantes vindos do Haiti e de diversos países africanos na última década.

Em Desafios do Brasil contemporâneo, Santos propôs uma obra que pudesse expor as mazelas dos brasileiros, mas também como eles próprios se organizam em busca de soluções. O filme se origina de uma série de seis vídeos exibidos durante o Fórum da International Sociological Asssociation – ISA, em 2021, e teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A produção foi gravada em locais como o Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, e a cidade de Brasília. Duas organizações gaúchas também são retratadas: União de Vilas da Grande Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre, e Ocupação Mulheres Mirabal, na Zona Norte.

O filme aborda temas como meio ambiente, povos indígenas, sociedade civil nas periferias, desafios da mulher no mercado de trabalho, reinvenção do brasileiro para superar a pandemia e solidariedade comunitária em tempos de crise.

Sobre o diretor

Hermílio Santos é sociólogo, professor de Documentário na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Escola Humanidades. Atuou como Pesquisador Visitante no Centre for Film and Screen da University of Cambridge.

• O que: Estreia de documentário seguido de debate com o diretor
  • Datas: 30/08 – Espaço Fronteiras
  • Horário: 19h30
  • Local: Instituto Goethe (Avenida 24 de Outubro, 112)