Pesquisa aponta que fatores psicológicos geram maior empregabilidade

Estudo foi apresentado pela coordenadora do Escritório de Carreiras da PUCRS

23/03/2017 - 15h28
trabalhadores, capacete, engrenagens

Foto: geralt / pixabay.com

A inserção e a permanência no mercado de trabalho são desafios que exigem do profissional controle sobre a própria carreira, pois, à medida que se responsabiliza por sua empregabilidade, desenvolve mais networking, gera mais contatos e trocas profissionais. A afirmação é da coordenadora do Escritório de Carreiras da PUCRS, Daniela Boucinha, e as maneiras de atingir este protagonismo foram analisadas na dissertação de mestrado Empregabilidade de Profissionais em Transição de Carreiras, defendida no Programa de Pós-Graduação do curso de Psicologia da Universidade.

Durante o período de setembro de 2015 a setembro de 2016, ela analisou o perfil de 181 clientes do Escritório de Carreiras, 100 desempregados e 81 empregados em buscas de mudanças. Daniela identificou os pilares que levam à empregabilidade, todos ligados a variáveis psicológicas do profissional, e não à objetividade do mercado de trabalho.

Mais responsabilidade, mais resultados

mulher, indústria, logística, trabalho, uniforme

Um dos aspectos analisados por Daniela é a decisão de carreira. Segundo a pesquisadora, é a clareza que o profissional tem sobre si mesmo para escolher um direcionamento profissional e com ele se comprometer. “Quando não há clareza sobre os interesses e projetos profissionais, não basta a consultora de carreiras trazer informações sobre vagas, processos seletivos e montagem de currículo, pois o resultado não será duradouro”. Para que a inserção no mercado possa ser permanente, é necessário inicialmente trabalhar a reflexão e o planejamento, recomenda.

A confiança e o controle também são variáveis que implicam a empregabilidade. A consultora concluiu que, quando o profissional confia na competência que possui para atingir seus objetivos, mesmo em frente a obstáculos, e assume o controle como protagonista da sua carreira, o nível de inserção e permanência no mercado será maior. Ela explica que, para tanto, é necessário deixar de procurar por culpados externos e assumir a responsabilidade.

O estudo apontou que a principal causa da empregabilidade é o insight. Daniela esclarece: é a clareza sobre as ações que devem ser tomadas frente aos pensamentos, sentimentos e comportamentos que se tem em relação à carreira. “A autorreflexão é fundamental, mas é ainda mais importante ter consciência sobre o que fará com ela”, aponta. Para explicar essa variável, Daniela reconhece que o mergulho em si próprio nem sempre despertará bons sentimentos, mas é essencial. Ela compara o processo com a limpeza de uma casa. “Primeiro é necessário bagunçar tudo para depois reorganizar”. Mas não se pode enganar, alerta, a limpeza tem que ser verdadeira.

Sobre as conclusões do estudo, Daniela é enfática: os profissionais que se responsabilizarem mais por suas trajetórias e se comprometerem com suas escolhas terão maior empregabilidade. Também ressalta a importância dos profissionais que atuam com a consultoria de carreira, principalmente os que possuem formação em psicologia. Por meio de seu trabalho, eles auxiliam seus clientes a conquistarem reflexões e insights, resultando em trajetórias mais significativas e maior empregabilidade. Por meio da análise dos resultados da pesquisa e do trabalho como consultora de carreira, Daniela pretende auxiliar os clientes de maneira mais profunda, provocando a reflexão e o autoconhecimento e levando à construção de carreiras em que os profissionais possam ser capazes de expressar seus autoconceitos e identidades.