Palestra aborda passado e presente da tentação fascista no Brasil

Aula inaugural do curso de História ocorre nesta quinta-feira, 25 de agosto

Por: Redação Ascom

22/08/2016 - 14h22
Hélgio Trindade

Foto: lattes.cnpq.br

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, ocorre a aula inaugural do curso de História da PUCRS, que abordará o tema A Tentação Fascista no Brasil: Passado e Presente. O palestrante será o professor emérito e ex-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Hélgio Trindade. Ele também é ex-Reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

O tema da aula foi inspirado no livro do palestrante A tentação Fascista no Brasil: Imaginário de Dirigentes e Militantes Integralistas, lançado recentemente. No mesmo evento, serão divulgados dois novos números da Revista Estudos Ibero-Americanos, do Programa de Pós-Graduação em História: Pensamentos e Práticas Políticas Conservadoras no Século 20 e Corporativismo histórico no Brasil e na Europa. A palestra ocorre às 16h, no Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, 7º andar da Biblioteca Central da Universidade, prédio 16 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A atividade é aberta ao público, tem entrada franca e não é necessário realizar inscrição.