XIII Olimpíada de Filosofia do RS: que mundo queremos?

16/03/2020 - 17h07

Período de realização: 01/03/2020 a 26/09/2020
Unidade Acadêmica responsável: Escola de Humanidades – PPG Filosofia da PUCRS
Local: Online e Auditório do Living 360 (Prédio 15)

Apresentação e Objetivos

As Olimpíadas de Filosofia nasceram da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente.

Trata-se de um convite a estudantes e professores para um exercício de investigação solidária, num clima de cooperação e de estímulo para o pensamento crítico e alternativo, em um contexto de incentivo à colaboração investigativa, com base nas ações de problematização, construção de conceitos, interpretação, criação e argumentação. Além disso, efetiva a ideia de uma formação docente através da construção de uma rede de compartilhamento de ideias.

Estão entre os objetivos das Olimpíadas de Filosofia:

Subsidiar uma efetiva contribuição da filosofia à formação dos professores e estudantes das escolas públicas e particulares do Estado do Rio Grande do Sul;
Promover a integração entre os estudantes e professores participantes;
Propiciar o intercâmbio entre a escola e a universidade;
Fomentar o espírito crítico e dialógico no ensino de filosofia em todos os níveis;
Desenvolver as habilidades de ler e escrever textos filosóficos;
Promover a prática do diálogo filosófico em solidariedade investigativa;
Interpretar reflexivamente textos de distintas expressões e modalidades;
Vivenciar o questionamento e a construção de conceitos;
Investigar novas possibilidades de pensar pela prática coletiva do filosofar;
Construir espaço favorável ao desenvolvimento de uma postura filosofante;
Incentivar relações interdisciplinares entre a filosofia e outras áreas do conhecimento.

Público alvo:

Professores e estudantes do Ensino Médio e Fundamental das escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul. Professores de todas as áreas podem participar, tendo em vista o caráter interdisciplinar da Filosofia.

Programação:

As atividades didáticas, desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo, denominadas atividades pré-olímpicas, são administradas pelos educadores inscritos, de forma livre e criativa, a partir do tema e dos subtemas da Olimpíada. Tais atividades são preparatórias para a realização da Olimpíada de Filosofia, que consiste em um evento único no qual as escolas participantes podem interagir e aprender a partir da resolução de problemas e desafios filosóficos, assim como de atividades de diálogo e cooperação investigativa

Atividades Pré-Olímpicas

As Atividades Pré-Olímpicas serão online e/ou presencialmente. A cada mês um desafio filosófico será proposto pela equipe coordenadora junto com a proposição de materiais de apoio (textos, vídeos, podcasts, etc) aos professores inscritos, que poderão livremente optar por utilizar estes e/ou outros materiais. Os temas dos desafios propostos este ano são os seguintes:

Março: Recriando conexões humanas.
Abril: Reinventando o futuro.
Maio: Construindo a sustentabilidade.
Junho: Conectando o passado e o futuro.
Julho: A mudança de percepção: Diferença, feminino, preconceito e inclusão.
Agosto: Em busca de sentido: Trabalho interior, saúde mental e propósito de vida.

Os temas elencados acima se situam no horizonte do tema geral da XIII Olimpíada e Filosofia do RS: “Que mundo queremos”

Para saber mais sobre a proposta pedagógica das Olimpíadas e a metodologia utilizada, clique aqui.

Faça sua inscrição

Instituições parceiras: