MULHERES COM A PALAVRA

3ª edição – Espaços híbridos

O “Mulheres com a palavra” é um evento organizado por mulheres artistas, professoras, pesquisadoras e escritoras alunas e ex-alunas do programa de Pós-Graduação e Letras – Escrita Criativa e Teoria da Literatura da PUCRS. Em sua terceira edição, o evento oferece um encontro com espaços híbridos de trocas sobre literatura, teoria, criação, processos, educação e muito mais, direcionado para mulheres e pessoas não binaries, que se sentem confortáveis em um espaço que se centra nas experiências de mulheres.

Inscreva-se

CRONOGRAMA

8 de dezembro, quarta-feira
10h-11h30: Oficina “Não escrevo porque”, com Geysiane Andrade, Vitória Vozniak, Juliana Maffeis, Manuela Rodrigues Furtado e Ángela Cuartas; monitora Larissa Verlindo.
14h – 15h30: “Mortas indóceis: oficina de escrita e tradução”, com Ángela Cuartas, monitora Marina Nogara.
16h – 17h30: “Mulheres que pesquisam mulheres: por uma teoria e prática feminista afro-latino-americana da literatura”, mesa-redonda com Vika Novack, Raissa Lauana e Ana Luiza Furlanetto; monitora Gabriela Simões.

9 de dezembro, quinta-feira
10h-11h30: “Existe criatividade na pós-graduação?”, mesa-redonda com Andressa Postay e Ju Vicente, monitora Jéssica Barbosa.
14h-15h30: “Práticas em educação”, mesa-redonda com Martina Schaedler, Janaína Baladão e  Lúcia Giraffa; monitora Maria Gabriela Schwengber.
16h-17h30: “Literaturas estrangeiras”, com Mariana Soletti, Jessica Pozzi e María Elena Morán; monitora Juliana Munró.

10 de dezembro, sexta-feira,
14h-15h30: Oficina “Poesia de rapina”, com Juliana Maffeis; monitora Laura Jovchelovitch Noleto.
17h30–20h30: “Sarau caleidoscópio”, com mediação de Gisela Rodrigues; monitora Ana Carolina Ferrão.

ORGANIZADORAS E PALESTRANTES

Ángela María Cuartas Villalobos: Ángela Cuartas (Cali, Colômbia, 1982) é escritora e tradutora. Autora do livro infanto-juvenil Ceiba (2017), tem contos, poemas e ensaios publicados na Colômbia e no Brasil. Atualmente é doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS, onde coordena o Grupo de Estudos em Tradução Literária e Escrita Criativa, junto com o professor Diego Grando.

Manuela Rodrigues Furtado: Natural de São Paulo, vive parte da infância em Londres, Inglaterra. Retorna ao Brasil com a família onde conclui o Ensino Médio. Muda-se para Buenos Aires, Argentina, local de residência por dois anos. De retorno à Porto Alegre, cursa e forma-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Licenciatura Letras Línguas Modernas Espanhol. Segue seus estudos com duas especializações na PUCRS, a primeira em Educação da Língua Espanhol e segunda em Teoria da Tradução – Práticas e Tecnologia. Possui certificado de Nível C2 Maestria no idioma espanhol, outorgado pelo Instituto Cervantes e assinado pelo Ministério de Educação da Espanha. De 2006 a 2017 trabalhou na Produtora Praça de Filmes como Tradutora e Legendista, realizando alguns trabalhos como roteirista e revisora, e também em Direção de Arte cinematográfica. Em 2015 fez um curso intensivo de cultura ibero-americana na cidade de Valladolid, Espanha, com bolsa outorgada pela Fundación de la Lengua Espanhola. É Mestre em Teoria da Literatura, formada pela PUCRS.

Geysiane Andrade: Escritora mineira, com poemas, contos, ensaios e outros trabalhos publicados em revistas e antologias, uma das organizadoras do livro Não escrevo porque (EDIPUCRS, 2021). Mestra e doutoranda em Escrita Criativa, publicitária, especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem, e uma das coordenadoras do grupo de estudos Reservatório de Experiências Poéticas – REP (PUCRS).

Vitória Vozniak: Possui graduação em Comunicação Social (2015) e graduação e Mestrado em Letras – Escrita Criativa (2018 e 2020) pela PUCRS. Trabalha com teatro como dramaturgista, e nas áreas de direção teatral e produção. Escreve poesia, peças de teatro, roteiro de cinema, crítica literária, contos, novelas, romance, HQ e roteiros de jogos digitais em português, inglês e espanhol. Possui experiência na área de Comunicação (com ênfase em redação e mídias sociais) e em Literatura, Linguística e Letras, com ênfase em Escrita Criativa.

Juliana Maffeis: Juliana Maffeis (Porto Alegre, 1987) é professora e escritora. Licenciada, mestra e doutoranda em Letras, na área de Escrita Criativa (PUCRS). É autora de  Solitária companhia de teatro (Ed. Patuá, 2017) e Quantas festas (Ed. Urutau, 2021).

Andrezza Postay: Andrezza Postay é escritora e psicóloga; especialista em terapias contextuais pelo CEFI (2018), mestra (2019) e doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS. Ministra oficinas de escrita, faz traduções e leituras críticas. Trabalha com pesquisas relacionadas à tecnologia, ficção, criatividade e intersecções entre psicologia e escrita criativa. É editora da Revista Travessa em Três Tempos, e tem contos publicados em antologias como Tudo soma zero, Revista Suprassuma e Novo Horror, além de textos teóricos em periódicos e coletâneas de ensaios. Email: [email protected]

Ju Vicente: Doutoranda em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Capes. Especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor (UERGS). Graduada em Letras – Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016), Professora de Língua Inglesa, Portuguesa, Redação e Literatura.  

Virgínea Novack Santos da Rocha: Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na área de Teoria da Literatura. Graduada em Letras, habilitação Português e literatura, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na qual foi bolsista PIBID-UFPel (2012-2013) e PIBIC-CNPQ (2013-2014). Atualmente, desenvolve pesquisa nas áreas de História da literatura, história das mulheres, teoria decolonial, feminismos e estudos de gênero e realiza divulgação científica pelo perfil @vikapesquisa no Instagram.

Ana Luiza Pereira Furlanetto: Ana Luiza Furlanetto (Rio Grande, 1997) é escritora e pesquisadora na área de Escrita Criativa. Graduou-se pela PUCRS em 2016, na primeira turma de Escrita Criativa do Brasil. Tem contos publicados em diversas antologias. Atualmente é mestranda em Letras.

Raissa Lauana Antunes da Silva: Raissa Lauana Antunes da Silva é formada em Letras Português pela Universidade de Caxias do Sul e mestranda em Teoria da Literatura pela PUCRS desde 2020. Estuda afrofuturismo na obra distópica da escritora norte-americana Octavia Butler e outros escritores brasileiros.

Martina da Silva Schaedler: Martina da Silva Schaedler natural de Roque Gonzales/RS, graduada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela UFSM, mestra em Teoria da Literatura, pela PUCRS, com a dissertação “Redemoinho da linguagem ensaio e criação”. Professora de Literatura e Língua portuguesa. Membro do Coletivo de Educação Território Popular.

Lúcia Giraffa: É professora titular da Escola Politécnica/Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola de Humanidades/PUCRS desde 2011. Bolsista PQ-CNPq- nível 2, desde 2021. Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Licenciatura Curta Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Especialização em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Texas (Austin) no College of Education, Bolsista CAPES, visto J1(2011). Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da ANPED (Associação Nacional de pesquisadores em Educação). Possui experiência em pesquisa com ênfase em Informática na Educação (IE), com ênfase nos seguintes temas: Softwares Educacionais, formação de professores para uso de tecnologias, Educação a Distância, Educação Online e ensino de Algoritmos e Programação para incitantes. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq-ARGOS – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital.

Janaína Baladão: Janaína de Azevedo Baladão de Aguiar é tradutora e professora da graduação e da especialização da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é coordenadora pedagógica do Lexis – Centro de Idiomas da PUCRS. É doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e bacharel em Letras Espanhol/Português (2004) pela mesma instituição de ensino. Também é especialista em Tradução de Espanhol (2013) pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, bem como especialista em Estudos Avançados em Língua Espanhola pela PUCRS (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literaturas de Língua Espanhola.

Gisela Rodriguez: Gisela Rodriguez é mestra e doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS; atriz e diretora de teatro pela Faculdade CAL de Artes Cênicas (RJ). Autora do romance Entre a neve e o deserto (Libretos Editora, 2014), do livro de poemas e fotografias Desordem (FUMPROARTE, 2015) e do romance Breve como tudo (Editora Bestiário, 2021).Trabalha com teatro e literatura, e é professora de teatro.

Mariana Soletti da Silva: Jornalista, formada em Letras-Inglês, estudante de Letras-Português e mestranda em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa literatura em língua inglesa e psicanálise. E-mail: [email protected]

Jéssica Pozzi: Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, vinculada à linha de pesquisa Pós-colonialismo e Identidades, e Licenciada em Letras português/francês pela mesma instituição. Professora de francês e tradutora, em 2015/2016 atuou também como Assistente de Língua Portuguesa em uma escola de ensino fundamental em Caiena, na Guiana Francesa, através do programa de Assistants de Langues Vivantes Étrangères do Centre International dÉtudes Pédagogiques. Junto de Samanta Siqueira, é tradutora da autora Ina Césaire no Brasil. Tem interesse em literaturas de expressão francesa na América Latina e no Caribe, tradução e ensino de francês como língua estrangeira.

María Elena Morán Atencio: Escritora e roteirista. Mestra e Doutoranda em Escrita Criativa no Programa de Pós-graduação em Letras, na PUCRS. Roteirista formada no curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños, EICTV, Cuba, e jornalista formada na Universidad del Zulia, na Venezuela. É autora do romance “Os Continentes de Dentro” e tem contos e poemas publicados em antologias e revistas. Ministra cursos de roteiro, como o Criativas: Oficina de Roteiro Audiovisual para Jovens Mulheres. 

Maria Williane: Licenciada em Letras (Português, Inglês e suas Literaturas) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016); pós-graduada em Revisão de Textos pela Unyleya/wPós; graduanda em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestranda em Escrita Criativa pela mesma instituição. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Teoria Literária e Escrita Criativa, atuando em pesquisas sobre Metaliteratura e suas relações com a metáfora e a contemporaneidade; Seu interesse de pesquisa atual tem se voltado para as lacunas no plano simbólico e a fragmentação em narrativas contemporâneas.

Compartilhe

Informações do evento

Data
08/12/2021 até 10/12/2021

Próximos eventos