Lançamento do livro Inventário da Infância

Evento sobre a obra publicada pela ediPUCRS será transmitido pelo YouTube

07/04/2021 - 11h21

Lançamento do livro Inventário da InfânciaNo dia 13 de abril, terça-feira, às 18h, a PUCRS Cultura promove a live de lançamento do livro Inventário da Infância: o universo não adulto na narrativa. A live conta com a participação de Altair Martins, Jane Tutikian e Natalia Borges Polesso, autores/as de alguns dos textos que compõem a publicação, Vera Teixeira Aguiar, uma das referências na pesquisa de literatura infantil no Brasil que assina o prefácio do livro, e Paulo Ricardo Kralik, mediador da conversa e um dos organizadores da publicação.

A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior. A versão digital ou impressa do livro pode ser adquirida por meio do site da ediPUCRS.

Em Inventário da Infância, autores/as analisam obras literárias e cinematográficas em que a voz da criança está presente como narradora ou personagem da história. Segundo Kralik, a ideia da publicação vem da observação de que, mesmo dentro dos profícuos estudos da literatura infantil, pouco se encontra sobre, especificamente, os mecanismos atuantes na criação e na composição da voz do narrador quando criança. O livro contou também com colaborações das pesquisadoras Raquel Belisário da Silva e Samla Borges Canilha, doutorandas em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.

Sobre os participantes

Altair Martins Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutor em Literatura Brasileira na mesma universidade. Acadêmico de História da Arte (UFRGS. É professor da Escola de Humanidades da PUCRS, nos cursos de Letras e Escrita Criativa. Coordena o Grupo de Pesquisa Inter semioses criativas no Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França, Argentina e Espanha. Ganhou, entre outros prêmios, o São Paulo de Literatura (2009, com o romance A parede no escuro) e o Moacyr Scliar (2012, com os contos de Enquanto água).

Jane Tutikian nasceu em Porto Alegre, onde reside.  Atualmente ocupa a Cadeira de número 39, na Academia Literaria Feminina. Foi vice-presidente de cultura da Associação Gaúcha de Escritores durante 8 anos e também presidente da Associaçãoo Lígia Averbuch, ligada ao Instituto Estadual do Livro. Entre os cargos que ocupou na UFRGS, foi por duas gestões diretora do Instituto de Letras e Vice-Reitora. Atualmente é membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Escreveu 22 livros, entre contos, novelas e novelas infantojuvenil. Teve dois livros adaptados para o teatro: A rua dos secretos amores, com Jairo Klein e Fica Ficando, com Luciana Éboli e Maninha Pedroso. Recebeu alguns dos prêmios mais importantes da literatura brasileira, incluindo o Prêmio Jabuti. Participou de várias antologias nacionais e internacionais. Organizou mais de 20 livros, sendo responsável pelas obras completas de Fernando Pessoa, editada pela L&PM. Foi patrona de muitas Feiras do Livro do interior do estado do Rio Grande do Sul.

Natalia Borges Polesso é doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS, escritora e tradutora. Publicou Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013), Amora (2015), Controle (2019) e Corpos Secos (2020), entre outros títulos. Em 2017, a autora foi selecionada para a lista Bogotá39, que reúne os 39 escritores abaixo de 40 anos, mais destacados da América Latina. Atualmente, é pesquisadora do Programa Nacional Pós-Doutorado, na Universidade de Caxias do Sul, onde conduz a pesquisa Geografias lésbicas. A escritora tem seu trabalho traduzido em diversos países, tais como Argentina, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Vera Teixeira de Aguiar é doutora em Letras, professora titular aposentada da PUCRS. Autora e organizadora de mais de 30 livros, especialmente nas áreas de Sociologia da leitura e Literatura Infantil e juvenil. Pesquisadora junto à Cátedra UNESCO de Leitura/PUC-Rio desde 2008 e votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Sobre o mediador

Paulo Ricardo Kralik é professor e pesquisador. Possui doutorado em Literaturas em Língua Portuguesa pela UFRGS e Universidade de Lisboa, é professor nos cursos de Letras e de Escrita Criativa na Escola de Humanidades/PUCRS e um dos idealizadores do curso de graduação em Escrita Criativa na PUCRS. É autor de A criação da memória: Rastros autobiográficos na Literatura Portuguesa, Inventário da Infância: o universo não adulto na narrativa, além de dezenas de artigos e capítulos de livros sobre literatura portuguesa contemporânea.

• O quê? Lançamento do livro Inventário da Infância
  • Quando? 18 de abril