Bicentenário Teresa Cristina de Bourbon e Duas Sicílias

Buscaremos com este evento retomar a trajetória de Teresa Cristina de Bourbon e Duas Sicílias, a Imperatriz Napolitana do Brasil, nascida em 14 de março de 1822. Ela foi a terceira Imperatriz do Brasil após casar-se com o então Imperador Dom Pedro II, a sua presença foi fundamental para dar continuidade no papel que as imperatrizes do Brasil tiveram perante as artes e a ciência. Tal como a Dona Leopoldina, que possuía um amplo conhecimento nos estudos geológicos, Teresa Cristina até mesmo pela sua origem napolitana se dedicava aos estudos da arqueologia e história. Com isso, este evento tratará das ligações entre Brasil e Itália e as relações com as artes e a ciência da Imperatriz Napolitana. Todas as falas estarão debruçadas no legado historiógrafo, principalmente nas documentações deixadas pela “Mãe dos Brasileiros”.

Clique aqui e inscreva-se.

Clique aqui e assista ao evento.

CRONOGRAMA

Dia 14/03/2022, às 16h30

Abertura Cônsul da Itália – Dr. Roberto Bortot

1º Mesa: O Protagonismo da Imperatriz Teresa Cristina nas Relações Brasil-Itália
Prof. Dr. Antonio de Ruggiero – A Imperatriz entre dois Mundos

2º Mesa: A Imperatriz das Ciências, das Artes e da Cultura
Prof. Dr. Charles Monteiro – A construção da imagem da Imperatriz Teresa Cristina no contexto da cultura visual no Brasil do século XIX
Prof. Dr. Klaus Peter Kristian Hilbert – Teresa Cristina: A Primeira Arqueóloga do Brasil
Maestro Marcio Buzatto – O Contexto Musical de D. Teresa

Encerramento: Imagens de uma Imperatriz
Prof. Dra. Maria Regina Bettiol – Teresa Cristina de Bourbon e o Brasil Monárquico: Uma Biografia Re(descoberta)

ORGANIZADORES E PALESTRANTES

Antonio de Ruggiero
Prof. Adjunto do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Com Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013-2016), é Doutor em História Moderna e Contemporânea pela Università degli Studi di Firenze – Itália (2011). Formado em História pela mesma universidade. Os seus estudos têm ênfase em história política italiana (sec. XIX e XX) e história socioeconômica. Desenvolve e orienta pesquisas sobre a história da imigração italiana no Brasil com foco particular sobre os aspectos do transnacionalismo; multiculturalismo; imigração qualificada e empresarial; imigração e urbanização; imigração política, imprensa étnica.

Maria Regina Bettiol
Graduada em Letras pela PUC-RS(1994).Mestre em Literaturas Francesa e Francófonas pela UFRGS (1998). Doutora em Letras (Littérature Générale et Comparée) pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III(2008). Realizou o estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra(2014). É Membro integrado do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, do Conselho Científico da Société Internationale d´Études Jésuites (SIEJ), do Grupo de Pesquisa Residualidade Literária e Cultural da Universidade Federal do Ceará e do grupo A Imigração Italiana nas cidades do Rio Grande do Sul Um modelo de circularidade e transnacionalismo econômico, social, cultural e político da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Charles Monteiro
Pós-Doutorado em História Social e Cultural da Arte (Université Paris 1 – Panthéon/Sorbonne, 2013-2014) Doutor em História Social (PUCSP, 2001), Mestre em História (PUCRS, 1992), licenciado em História (PUCRS, 1990), Bacharel em História (1990). Professor Adjunto em História na PUCRS (desde 1994) atuando nos Programas de Pós-Graduação em História e Letras (Escrita Criativa). Pesquisador PQ 2 CNPQ. Autor de vários livros sobre História Urbana e de artigos sobre História, Fotografia e Cultura Visual. Orientador de Mestrado e Doutorado.

Klaus Peter Kristian Hilbert
Klaus Hilbert (1953), paraense, é professor de Arqueologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul desde 1990. Especialista em Arqueologia da região platina e da Amazônia. Coordenou o Programa de Pós-graduação em História da PUCRS por vários anos e orientou durante os últimos 25 anos mais de 50 profissionais na área de Arqueologia em nível de mestrado e doutorado. Atualmente coordena um grupo de pesquisa sobre “Cultura Material e Substâncias na Arqueologia e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Marcio Buzatto
Marcio Buzatto – Maestro da PUCRS desde 2010, concluiu dois bacharelados em música pela UFRGS, sendo um em Regência e outro em Composição Musical. Já lecionou música na UFRGS e na UFSM e dirigiu diversos grupos e festivais, atualmente dedica-se à performance da regência em grupos corais e integra a diretoria da Associação Brasileira de Regentes de Coros, representando a região sul.

Compartilhe

Informações do evento

Data
14/03/2022

Próximos eventos