Café Filosófico

Verdades como tempestades: um ponto de vista genealógico sobre a vida

O Café Filosófico tem como propósito fomentar as discussões sobre as questões que envolvem o problema da verdade, através de uma breve exposição do palestrante convidado sobre o assunto e diálogo posterior com os participantes do evento.

O evento terá validade de duas horas complementares para os inscritos.

Palestrante

Marcelo da Silva Norberto – Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com monografia sobre colisão entre princípios constitucionais (2003), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com monografia sobre a noção de consciência em Jean-Paul Sartre (2008) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com dissertação intitulada “Do arrependimento à ação: um estudo sobre a liberdade sartriana” (2010). Em 2014, concluiu o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro intitulado “O drama da ambiguidade: a questão da moral em O ser e o nada”. Desde 2011, é professor do curso de extensão de Filosofia Contemporânea na matéria de Fenomenologia (CCE/PUC-Rio). De 2015 a 2020, atuou como professor e pesquisador do departamento de filosofia da PUC-Rio (bolsista PNPD/CAPES).

Comissão Organizadora

Fabio Caprio Leite de Castro – Professor integrante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. Doutor em Filosofia pela Université de Liège – Bélgica (bolsa CAPES). Mestre em Filosofia pela PUCRS (bolsa CAPES). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, graduação em Filosofia e graduação em Psicologia. Membro da Société Belge de Philosophie, da Unité de Recherches Phénoménologies e do Groupe dÉtudes Sartriennes (GES – Paris). Editor da Revista Intuitio. Professor visitante do programa de Posgrado en Filosofía de la Universidad Pontificia Bolivariana – Colômbia (2018). Advogado do escritório Santos Silveiro Advogados. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-PUCRS (2016-2018). Atua principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia e hermenêutica, ética, psicanálise, filosofia do direito e sociologia do direito.

Pamela Ferreira – Aluna da Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente faz parte do Projeto de Apoio Técnico para a Revista Intuito: Bolsa de Apoio Técnico destinada a revisão editorial com orientação do Dr. Fabio Caprio Leite de Castro com bolsa IC – BPA. Também faz parte da Comissão Organizadora dos Eventos da Graduação em Filosofia da PUC-RS que realizou a Semana Acadêmica da Graduação em Filosofia em 2020 e 2021 e, também, o Café Filosófico que já se encontra em sua 5ª edição.

Péricles Ayres Schutz – Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2019). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Também faz parte da Comissão Organizadora dos Eventos em Filosofia da PUC-RS.