1° Colóquio de Filosofia em 2022: Hermenêutica e a Sociedade do Conhecimento

Os alunos da Graduação em Filosofia, da Escola de Humanidades, junto ao corpo docente promovem o 1° Colóquio de Filosofia em 2022: Hermenêutica e a Sociedade do Conhecimento, com o objetivo de trazer aos discentes de Filosofia respostas para problemas atuais que estão a movimentar a comunidade acadêmica. Alguns deles: como transitar da sociedade das informações à sociedade do conhecimento? Há critério para validar informações? O evento contará com palestras e mesas de diálogo com professores de diferentes áreas e certificação para os participantes.

Clique aqui e inscreva-se.

CRONOGRAMA

Dia 11/05

08h – Mesa de Diálogo
Tema:
O processo de formação do discurso e sua relação com o indivíduo
Participação: Prof. Luís Evandro Hinrichsen (PUCRS), Prof. Fabio Caprio (PUCRS), Prof. Lenio Streck (Unisinos)

10h30min – Mesa de Diálogo
Tema: “Vade retro fake-news”
Participação: Prof. Vanildo Luiz Zugno

Dia 12/05

08h – Mesa de Diálogo
Tema: Hermenêutica filosófica: uma configuração entre a amizade aristotélica e a dialética dialógica
Participação:
Prof. Luiz Rohden (Unisinos)

10h – Mesa de Diálogo
Tema: A educação nas trilhas da hermenêutica filosófica
Participação: Prof. Rodrigo Eder Zambam (FURG) e Sabrina Ruggeri (PUCRS)

Dia 13/05

08h – Mesa de Diálogo
Tema: Verdade e interpretação: hermenêutica filosófica como alternativa ao naturalismo e ao relativismo
Participação: Luã Nogueira Jung (PUCRS)

10h – Mesa de Diálogo
Tema: Ousar e resistir: o discurso neoliberal sobre a reforma trabalhista e a (des)proteção dos direitos sociais
Participação: Prof. Gleny Terezinha Duro Guimarães (PUCRS)

SOBRE OS PALESTRANTES

Lenio Streck
Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS, na área de concentração em Direito Público. Professor permanente e pesquisador da UNESA-RJ, Professor visitante da Universidade Javeriana – CO. Membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional ? ABDConst. Presidente de Honra do Instituto de Hermenêutica Jurídica IHJ (RS-MG). Membro da comissão permanente de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB, do Observatório da Jurisdição Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, da Revista Direitos Fundamentais e Justiça, da Revista Novos Estudos Jurídicos, entre outros.

Fabio Caprio Leite de Castro
Professor integrante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. Doutor em Filosofia pela Université de Liège – Bélgica (bolsa CAPES). Mestre em Filosofia pela PUCRS (bolsa CAPES). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais e graduação em Filosofia. Membro da Société Belge de Philosophie, da Unité de Recherches Phénoménologies e do Groupe d’Études Sartriennes (GES – Paris). Editor da Revista Intuitio. Professor visitante do programa de Posgrado en Filosofía de la Universidad Pontificia Bolivariana – Colômbia (2018). Advogado do escritório Santos Silveiro Advogados. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-PUCRS (2016-2018). Atua principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia e hermenêutica, ética, psicanálise, filosofia do direito e sociologia do direito.

Luis Evandro Hinrichsen
Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, aprovado com louvor (2007). Realizou estágio de doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (ano letivo 2005-2006). Mestrado em Teologia, área de concentração em Teologia sistemática. Atualmente é professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, lecionando nos Cursos de Filosofia e Direito. É colaborador do Gabinete de Filosofia Medieval do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo editor e vice-diretor da Revista Eletrônica Civitas Augustiniana. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Antropologia Filosófica, Ética e Bioética, Filosofia Política e Filosofia da Arte. Atuando principalmente nos seguintes temas: o retorno às coisas mesmas [mundo da vida] e as artes; olhar e intencionalidade; Dasein, mundo e linguagem; Antropologia e Cuidado; Ética e Bioética; Ética ambiental; Ética e Direitos Humanos; Ética e Direito; Estudos Agostinianos; A contribuição de Antônio Vieira à constituição de um pensamento brasileiro.

Luiz Rohden
Possui graduação em Filosofia pela FAJE em convênio com Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com doutorado Sanduíche em Heidelberg (Alemanha) sob orientação do prof. Reiner Wiehl. Pós-doutorado no Boston College, EUA, com William Richardson, em 2006. Pós-doutorado na Penn State University, EUA, com Dennis Schmidt, em 2015. Bolsista do CNPQ. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Coordenador de DInter e Minter com FACC/MT. A principal especialidade filosófica gira em torno da tradição hermenêutica. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem Teoria do Conhecimento Etica Hermenêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, linguagem, hermenêutica filosófica, hermenêutica enquanto ética.

Gilmar Zampieri
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário La Salle – Canoas e professor titular da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Fransciscana. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: falseabilidade, sociedade aberta, modernidade, pós-modernidade, sujeitos históricos., mal, teodicéia, imortalidade, alma, fé, razão e cultura, crise da modernidade, Ética e teologia da libertação animal.

Rodrigo Eder Zambam
É graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2002). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2003). Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2020). É professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com dedicação exclusiva no Instituto de Educação.

Sabrina Ruggeri
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS com fomento da CAPES. Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui interesse nas áreas de Filosofia Contemporânea, Metafísica, Fenomenologia, Hermenêutica, Estética e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Martin Heidegger, Hans Ulrich Gumbrecht, Paul Ricoeur. Pesquisa de Doutorado-Sanduíche realizada na Universität Hamburg pelo programa PROBRAL – PROJETOS DE COOPERAÇÃO EM PESQUISA ENTRE O BRASIL E A ALEMANHA – CAPES/DAAD, o qual resultou no artigo: “O direito à proteção de dados pessoais e sua proposta de reconceitualização: uma abordagem filosófica frente aos desafios contemporâneos da técnica”.

Luã Nogueira Jung
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre e doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com período de pesquisa (doutorado sanduíche) na Goethe-Universität Frankfurt e no Instituto Normative Orders, com supervisão do Prof. Dr. Rainer Forst, e na Universität Hamburg, com supervisão da Profª. Drª. Marion Albers.

Gleny Terezinha Duro Guimarães
Docente no Curso de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades da PUCRS (1991). Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Escola de Ciências da PUCRS (2019). Pesquisadora Produtividade do Cnpq. Possui Pós-Doutorado em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa (2005); Doutorado em Serviço Social pela PUCSP (1995); Mestrado em Serviço Social pela PUCRS (1991); Graduação em Serviço Social pela PUCRS (1986); Graduação em Pedagogia pela UFRGS (1987); Graduação em Filosofia pela PUCRS (2017). Possui experiência na área de Serviço Social com ênfase em Fundamentos do Serviço Social e Serviço Social Aplicado.

Vanildo Luiz Zugno
Possui graduação em Filosofia-Licenciatura pela Universidade Católica de Pelotas (1987), Graduação em Teologia-Bacharelado pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (1995) e Mestrado em Teologia – Université Catholique de Lyon (1998). Doutor em Teologia pelas Faculdades EST (São Leopoldo, RS). Atualmente é professor e Coordenador do Curso de Teologia da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana. Tem experiência na área de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Eclesiologia, Cristologia e Teologia da Vida Religiosa. Membro, de 2007 a 2012, da Equipe de Assessoria Teológica da Presidência da Confederação Latioamericana de Religiosos e Religiosas (CLAR). Também atua na capacitação teológico-pastoral de lideranças eclesiais no meio popular.

SOBRE OS ORGANIZADORES

Pamela Ferreira da Silva
Graduanda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente faz parte do Projeto de Apoio Técnico da Revista Intuitio: Bolsa de Apoio Técnico destinada a revisão editorial com orientação do Dr. Fabio Caprio Leite de Castro – bolsa IC – BPA. É membro da Comissão Organizadora dos Eventos da Graduação em Filosofia da PUC-RS que realizou a Semana Acadêmica da Graduação em Filosofia em 2020 e 2021 e, também, o Café Filosófico que já se encontra em sua 5ª edição.

Péricles Ayres Schutz
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Atualmente é graduando em Filosofia pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-graduando em Direito Constitucional lato sensu pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Responsabilidade Civil. É membro da comissão organizadora de eventos da graduação em filosofia pela PUC-RS.

Luis Evandro Hinrichsen
Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, aprovado com louvor (2007). Realizou estágio de doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (ano letivo 2005-2006). Mestrado em Teologia, área de concentração em Teologia sistemática. Atualmente é professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, lecionando nos Cursos de Filosofia e Direito. É colaborador do Gabinete de Filosofia Medieval do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo editor e vice-diretor da Revista Eletrônica Civitas Augustiniana. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Antropologia Filosófica, Ética e Bioética, Filosofia Política e Filosofia da Arte. Atuando principalmente nos seguintes temas: o retorno às coisas mesmas [mundo da vida] e as artes; olhar e intencionalidade; Dasein, mundo e linguagem; Antropologia e Cuidado; Ética e Bioética; Ética ambiental; Ética e Direitos Humanos; Ética e Direito; Estudos Agostinianos; A contribuição de Antônio Vieira à constituição de um pensamento brasileiro.

Compartilhe