Estratégias de Enfrentamento à Violência em especialização

Aulas serão ministradas por professores com experiência internacional

Por: Redação Ascom

20/02/2017 - 11h32
violencia_interna

O curso também terá atividades práticas, como visitas e dinâmicas. Foto: Alexas/pixabay.com

A primeira edição do curso de especialização Estratégias de Enfrentamento à Violência, promovido pela Escola de Humanidades da PUCRS, está com inscrições abertas até 11 de março. A capacitação alia conhecimentos teóricos a atividades práticas, com a proposta de promover uma reflexão profunda e crítica sobre formas de violência e contextos em que ocorrem, assim como as maneiras de enfrentá-las.

Segundo o coordenador, professor Alexandre Anselmo Guilherme, a violência exige um olhar multidisciplinar, que amplie perspectivas para a sua compreensão e estratégias de enfrentamento. Entre as disciplinas que serão trabalhadas estão temas como Violência Estrutural e Institucional; Violência Étnico, Racial e de Gênero; Violência Escolar; Violência Contra Crianças, Jovens e Adolescentes; Violência Contra a Pessoa Idosa e Violência conta LGBT. O programa conta com diversos seminários, além de oficina para a construção de uma cultura de paz. Também haverá atividades práticas, como visitas institucionais e dinâmicas com representantes de movimentos sociais que atuam na prevenção e enfrentamento à violência.

Patrícia Grossi, que também coordena as atividades, destaca que “a violência se manifesta em diferentes espaços sócio-ocupacionais, exigindo dos profissionais e gestores o desenvolvimento de habilidades técnicas e conhecimentos para o desenvolvimento de ações de prevenção e intervenção”.

A formação é presencial, com duração de 17 meses. Podem participar profissionais da área da saúde, assistência social, educação e interessados que trabalham ou tenham interesse em trabalhar com o tema. As aulas serão ministradas às terças e quartas-feiras, das 19h30min às 21h45min.  As inscrições podem ser realizadas no site educon.pucrs.br ou no Centro de Educação Continuada, sala 201 do prédio 40 do Campus (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Informações adicionais estão disponíveis no site ou pelo telefone (51) 3320-3727.